SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

extensão cultural

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Cursos:
Inscrições Abertas Resultados de Seleção Em andamento Finalizados
Sobre os Cursos Extensão Cultural 2016 Extensão Cultural 2015 Extensão Cultural 2014 Extensão Cultural 2013 Extensão Cultural 2012 Extensão Cultural 2011 Extensão Cultural 2010
Oficina teórico-prática baseada no processo criativo da peça Nos Tempos de Gungunhana
Orientador: Klemente Tsamba (Moçambique – África)

Objetivo
Esta oficina percorrerá a história de Moçambique desde os Tempos de Gungunhana, destacando a tradição cultural dos povos do sul. Os ritmos, as danças, os cânticos, o teatro comunitário, entre outras. Esta intervenção tem como objetivos apresentar várias expressões artísticas ligadas a cultura tradicional moçambicana que são afinal a base do teatro local e, simultaneamente desafiar o público da lusofonia, a identificar pontos em comum, base para um diálogo intercultural positivo.
Construção de jogos performativos baseados no teatro comunitário moçambicano.

 

Klemente Tsamba
Nasceu em Maputo, cidade capital de Moçambique e, desde cedo participou em diversos projetos relacionados com as artes performativas tais como música na rua, trupes de dança hip hop e teatro amador. Depois de ter participado no curso de teatro comunitário promovido pelo PAND - artistas unidos da Finlândia e Teatro selecionado [2001] pela diretora Gisela Cañamero para integrar o projeto “Xtórias”, uma performance teatral baseada em contos tradicionais Macondes, tribo do norte de Moçambique e contos tradicionais alentejanos, produzido pelo Arte pública - Artes performativas de Beja-Portugal, de onde se seguiu uma longa colaboração com muitas outras produções teatrais com digressões nacionais e internacionais. Estreia-se como criador em nome próprio com a peça "Magia Negra”, um monólogo baseado na literatura moçambicana, que veio a representar Moçambique no Festival de Teatro de Teresina no Piauí, com passagem por Salvador da Bahia - Brasil [2008]. Além de ator de teatro com várias participações em produções no Alentejo e Lisboa, músico em bandas de música tradicional afro, artista plástico com várias exposições coletivas e individuais, Klemente Tsamba é também monitor de oficinas, licenciado em educação e comunicação multimídia e colabora pontualmente em projetos relacionados com o desenvolvimento social e humano através da dinamização de oficinas baseadas na educação pela arte.

 

Público
Interessados a partir dos 15 anos
20 vagas

 

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

 

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).

25 de agosto, sexta feira -  das 19h30 às 22h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Cronograma das Inscrições

Inscrições: 3 a 20 de agosto
Aprovados: 23 de agosto
Matrícula online: 24 de agosto


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design