SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

extensão cultural

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Cursos:
Inscrições Abertas Resultados de Seleção Em andamento Finalizados
Sobre os Cursos Extensão Cultural 2016 Extensão Cultural 2015 Extensão Cultural 2014 Extensão Cultural 2013 Extensão Cultural 2012 Extensão Cultural 2011 Extensão Cultural 2010
Oficina de Interpretação: Ética e Estética da Crioulização Cênica
Atualizado em: 18/06/2017
Orientador: Joao Branco (Mindelo - Cabo Verde)

Objetivo
Vivo num país-laboratório que me ensinou que é na mistura, na contaminação, no encontro, em suma, na crioulização, que melhor podemos entender o nosso lugar no mundo, como universos únicos na nossa imensa diversidade.
De que forma esses conceitos se podem aplicar às artes cênicas e a uma ética e estética teatral, é o que será explicado nesse encontro que será breve, mas certamente enriquecedor.

 

Joao Branco
Nasceu em Paris em 1968.
Vive em Cabo Verde desde 1991, na cidade do Mindelo
Doutor em Artes, Comunicação e Cultura, pela Universidade do Algarve, com a classificação de Muito Bom, Distinção e Louvor.
Mestre em Artes Cénicas, especialidade Encenação, com a classificação de Muito Bom
Licenciado em Gestão do Património e Organizações Culturais,
Inicia as suas atividades cénicas em 1984 com o encenador João Paulo Seara Cardoso. Em 1987 dá as suas primeiras aulas de Iniciação Teatral no Liceu Camões, a convite da Associação de Estudantes. Em 1990 encena o seu primeiro espetáculo Quem me Dera Ser Onda do escritor angolano Mário Rui, na Escola Sec. D. Maria II, em Lisboa. Inicia em 1993 no Mindelo, o I Curso de Iniciação Teatral a convite do Centro Cultural Português (CCP), que já com catorze edições. Por eles passaram já centenas de pessoas. Funda em 1993, o Grupo de Teatro do CCP do Mindelo (GTCCPM), onde é encenador e diretor artístico. Neste grupo de teatro já encenou e produziu 50 espetáculos teatrais, com textos de autores cabo-verdianos, como Arménio Vieira, Germano Almeida, Caplan Neves e Mário Lúcio Sousa, ou da dramaturgia universal como Camus, Oscar Wilde, Garcia Lorca, Willian Shakespeare, Victor Hugo, Moliére, Beckett, Muller, Alfonso Castelao, entre outros. Funda em 1995 o Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact, do qual é diretor artístico até hoje. Um festival considerado hoje o mais importante evento de teatro africano. Foi, entre 1996 e 2013, Presidente da Direção da Associação Mindelact. É o Diretor Pedagógico da ALAIM que alberga mais de uma centena de alunos de teatro, dança, percussão, canto, entre outras áreas artísticas, criando uma nova centralidade cultural na cidade do Mindelo.  Pertence, desde dezembro de 2014, à Academia Cabo-verdiana de Letras.

 

Público
Estudantes das artes cênicas, ou profissionais interessados.
25 vagas

 

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

 

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).

21 de agosto, segunda -  das 14h30 às 17h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Cronograma das Inscrições

Inscrições: 26 de julho a 15 de agosto
Aprovados: 17 de agosto
Matrícula online: 18 de agosto


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design