SP Escola de Teatro abre inscrições para o curso de extensão Corpo, Palavra e Espaço, com Carmen Jorge; saiba mais

Publicado em: 08/08/2022 |

Até 19 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de extensão presencial e gratuito Corpo, Palavra e Espaço, que será ministrado pela diretora, performer, figurinista, produtora e curadora Carmen Jorge. As aulas acontecerão de 26 de agosto a 27 de outubro, quintas e sextas, das 10h às 13h, na unidade Brás da Instituição. A oficina oferecerá uma oportunidade de aprofundamento que irá contribuir com a qualidade na formação dos estudantes, trabalhando no sentido de ampliar a percepção através de estudos e práticas nos eixos corpo, palavra e espaço, assuntos imprescindíveis para quem quer estar no palco, ou exercendo funções neste campo. Para participar basta se inscrever por meio da ficha de inscrição disponível na página de extensão no site da escola.

Fábio Flopes e Felipe Tchaça, artistas egressos da SP, divulgam peça Bixa Pare ou Ser Tão de Mim, na Oficina Cultural Oswald de Andrade

O objetivo principal do curso é o de desenvolver e aplicar ações formativas que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo de artistas que almejam realizar travessias nas artes cênicas, além de potencializar talentos e contribuir para o desenvolvimento da arte no Brasil. Os estudantes aprovados serão divulgados no dia 22 de agosto e a matrícula será realizada online nos dias 23 e 24 de agosto.

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

O curso prevê as habilidades diversas e dedicação constante que são essenciais aos profissionais de artes cênicas, nesse sentido, serão realizadas atividades formativas de maneira democrática e com qualidade. Carmen explica mais de como tais questões serão trabalhadas ao longo dos encontros, de maneira teórica e prática:

“No eixo do Corpo, trabalharemos consciência corporal através da percepção dos ossos, músculos e espaços articulares. Gravidade, peso e verticalidade. Cada aluno será trabalhado dentro das suas potencialidades, respeitando-se as diferenças físicas e valorizando-se qualidades criativas e gestuais autênticas. No eixo Espaço exercitaremos a preparação cênica por meio de jogos do olhar e da atenção, conexão, improvisos, ocupação do corpo no espaço. No eixo da Palavra criaremos, verificaremos e praticaremos a qualidade e intensidade de emissão em relação a textos autobiográficos, com suporte do corpo, do espaço e do coletivo. ”

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

Carmen Jorge

Carmen Jorge é diretora artística, diretora de vídeo, performer, figurinista, produtora e curadora. É coreógrafa de dança contemporânea desde a década de 90. Licenciada em dança pela PUC-Guaíra e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e Angel Vianna (RJ). É pós-graduanda em Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem (PUC-RJ). Em 2002 funda e dirige sua própria companhia – PIP Pesquisa em Dança, realizando vários espetáculos autorais, sendo contemplada com diversos prêmios e editais nacionais. Com a PIP iniciou seus trabalhos em vídeo e desenvolveu pesquisas com dança e mediação tecnológica. Trabalhou como preparadora corporal em mais de 150 peças de teatro, inclusive musicais, recebendo quatro troféus Gralha Azul Governador do Estado do Paraná, sendo seu mais recente trabalho teatral/musical “O grande sucesso” do ator Alexandre Nero. Em 2017 foi professora substituta da UFPR no Curso Superior de Produção Cênica. De 2018 a 2021 foi Consultora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, integrando também a Comissão do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Durante o período de gestão coordenou e curou o espaço Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento onde desenvolveu o Projeto Curatorial Circuito Mover, envolvendo a criação de vários programas e ações públicas para a Dança. Em 2020 desenvolveu roteiros e coreografias para vídeo aulas e vídeos artísticos durante sua gestão na FCC. Em 2021 iniciou parceria criativa com o projeto Just in time dos artistas alemães deufert&plischke como Diretora de vídeo, realizando quinze curtas com artistas curitibanos. Em 2022 dirigiu a atriz Nena Inoue a convite da Biblioteca Pública do Paraná. Atualmente vive e trabalha em Marília, Curitiba e São Paulo. (www.criacorpo.art).

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024