Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

Publicado em: 04/08/2022 |

Foto: Rafa Marques

Na última segunda-feira, 1° de agosto, foi a abertura do curso de extensão gratuito e presencial, oferecido pela SP Escola de Teatro, Palhaçaria – Comicidades Negras: Alegria é Fundamento-Ético, ministrado por Vanessa Rosa. A oficina acontecerá até setembro e nela é investigada e estudada a comicidade ancestral negra, que busca fortalecer e ensinar os saberes tradicionais afro-orientados, nos quais o riso e a alegria são práticas de luta, resistência, denúncia e celebração.

Na primeira aula, Miguel Arcanjo, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP, esteve presente para prestigiar os participantes e conversar um pouco com a orientadora acerca da importância da temática tratada. A oficina faz parte das pesquisas realizadas pela artista, que atua no campo desde 2006, e já passou por diferentes escolas de humor eurocentradas.

Foto: Rafa Marques

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça o Bando Trapos

Nesse contexto, Vanessa sentiu a necessidade de investigar matrizes e motrizes de tradições afro-brasileiras em diálogo aos saberes indígenas, construindo um pensamento que visa o riso em ritualística e rebeldia numa ética do não esquecimento. Nesses encontros, o riso é visto como um dispositivo que favorece a compreensão e abre possibilidades de rompimentos diante da reprodução e busca por um ideal inatingível e universal:

“É válido ressaltar que ao buscarmos uma comicidade e palhaçaria afro-referenciada, navegamos pela ancestralidade e corporalidade, elementos importantes no contexto de continuidade cultural e ensino presente em diversas tradições. Dessa maneira, identificar a alegria como fundamento ético e a força do riso como forma de intervir no mundo.” Ressalta a orientadora.

Cartas Personalíssimas para Jovens [Poetas] – Preâmbulo dos Anos 80

Nas aulas serão propostos jogos e brincadeiras que despertam e induzem a um estudo da corporalidade em narrativas cômicas. Outro aspecto a ser trabalhado é a compreensão do riso como tecnologia de sobrevivência e a como alegria um fundamento ético presente em diversas culturas negras afro-indígenas.

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez publicam tradução de texto dramático holandês pela Editora Cobogó

Vanessa Rosa

Atriz, produtora e diretora há mais de 10 anos junto a outros artistas do bairro do Grajaú/SP, Vanessa é formada em Licenciatura em Arte Teatro pela UNESP-IA e pesquisa sobre Alegria como fundamento-ético e estuda pedagogia. É gestora de um Galpão Cultural, no qual foi contemplada por diversas leis de incentivo na área teatral e atuou, dirigindo diversos espetáculos entre o palco e a rua. Em 2016, criou o “Terreiros do Riso”, seu encanto, cuja prática contempla estudos, criações e vivências artísticas em artes integradas referente às comicidades negras afro-brasileiras em confluência aos saberes indígenas. O projeto une suas vivências artísticas com práticas corporais biointerativas, olhando de modo circular e não fragmentado a preparação cênica de artistas do riso.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024