Selo Lucias: Homenagem a Lucia Camargo é celebrada por personalidades

Publicado em: 09/02/2021 |

A grande gestora cultural Lucia Camargo, que faleceu em julho de 2020 aos 76 anos, é homenageada pelo selo Lucias, lançado pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que administra a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A iniciativa na área literária estreou com o livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias, com organização de Alexandre Mate e Marcio Aquiles. A obra foi lançada em 25 de janeiro deste ano como parte das comemorações dos 10 anos da SP Escola de Teatro.

O lançamento vem gerando enorme repercussão junto a grandes personalidades da cultura, que comemoram a homenagem a Lucia Camargo, mulher precursora e nome fundamental da construção artística no país. A partir deste mês, o site da SP Escola de Teatro passa a ouvir nomes que conviveram com Lucia Camargo e que dão seu depoimento sobre a grande jornalista, curadora, crítica, professora e gestora cultural.

Lucia Camargo coordenou o setor de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ela também foi diretora de importantes instituições culturais brasileiras, como Teatro Guaíra, em Curitiba, onde foi ainda secretária municipal e estadual de Cultura do Paraná; e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além disso, foi ainda secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a primeira e única mulher na história a dirigir o Theatro Municipal de São Paulo.

Confira os depoimentos:

Selo Lucias: ‘Lucia Camargo tinha o olhar voltado ao outro’, diz Marici Salomão

Selo Lucias: “Falar de Lúcia Camargo é falar de generosidade”, diz J.C Serroni

Selo Lucias: “Lucia Camargo é a síntese do Teatro e Movimento”, diz Margarete Lara

Primeira bailarina trans do Municipal, Marcia Dailyn lembra apoio de Lucia Camargo

Selo Lucias: “Lucia foi uma mulher das artes que viveu pelas artes”, diz Elen Londero

Selo Lucias: ‘Para ser um trabalhador da cultura é preciso ter coragem’, diz Ueliton Alves

Selo Lucias: “Lucia Camargo foi uma pessoa inteligentíssima, atenta e dedicada a sua grande paixao: a arte”, diz Ivam Cabral

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024