Festival de Curitiba homenageia Lúcia Camargo em sua edição comemorativa de 30 anos!

Publicado em: 18/02/2022 |

A Mostra Lúcia Camargo, uma homenagem a uma das mais importantes gestoras culturais do Brasil, é destaque e uma das novidades da 30ª edição do Festival de Curitiba! A jornalista, produtora e curadora Lúcia Camargo (1944-2020 ) foi uma figura de importância excepcional na construção da SP Escola de Teatro. O evento realizará uma homenagem permanente à sua memória, perpetuando o marco que Lúcia deixou na arte nacional. A Mostra contará com 25 opções de espetáculos reunindo estrelas brasileiras, atrações premiadas e aclamadas pela crítica, tudo isso com a atuação de fortes nomes profissionais das artes!

Artistas egressos de dramaturgia promovem 10ª edição Embate Experimento, que discute dramaturgia nos tempos digitais

Lúcia dedicou sua vida à cultura e a formação artística; foi secretária adjunta de Cultura do Estado e atuou como coordenadora da Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro por 10 anos.  Apaixonada por arte, era constantemente convidada a integrar plateias nacionais e internacionais, além disso, era uma das juradas do Prêmio Shell de São Paulo, curou e esteve ligada ao Festival de Curitiba desde 1995. Em função disso, a Mostra Lúcia Camargo foi idealizada para ser um espaço cultural plural e diverso, trazendo, portanto, uma multiplicidade de gêneros teatrais, companhias, artistas e segmentos artísticos. As apresentações ocuparão alguns dos principais teatros de Curitiba a preços acessíveis; Emicida em Amarelo, Cia. de Teatro Os Satyros, Angels in America, Mateus Solano, Denise Fraga, Nicole Puzzi, Deborah Colker e muitos outros nomes incríveis integram a programação deste ano!

TBT: Relembre a vinda de um dos maiores diretores do teatro mundial para SP: Eugenio Barba!

Será feito um resgate histórico dos 30 anos do evento, portanto, serão reunidos 25 espetáculos, dentre eles companhias, diretores e atores que fizeram parte da história do Festival. A Mostra também será espaço de estreia! O espetáculo G.A.L.A, que marca o retorno do premiado autor e diretor Gerald Thomas ao Festival, será exclusivamente exibido; e também ocorrem as pré-estreias da comédia dramática Tudo, de Guilherme Weber; A Aforista, de Marcos Damaceno; Conselho de Classe, da Cia. dos Atores; e Til, A Saga de um Herói Torto, do Grupo Galpão. Além disso, ocorrem a apresentação dos musicais A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa, adaptação da obra de Clarice Lispector com músicas originais de Chico César; Brasileiro, profissão: esperança, clássico dos anos 70 que já contou com interpretações de grandes nomes da MPB; e Cordel do Amor Sem Fim, com direção, cenário e figurino de Gabriel Villela.

SP oferece curso presencial e gratuito de Produção cultural ‘O beabá da produção’ com Marco Prado

Espetáculo Aurora, do Satyros, será encenado na 30ª edição do Festival de Curitiba/ Foto: André Stefano

A Cia. de teatro Os Satyros, fundada por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez,  se apresenta com duas peças: Aurora e Pessoas Brutas. O primeiro espetáculo, que estreou no final de 2021, aborda dentre outros temas trabalha o limite entre destino e livre arbítrio e conta a história dos moradores de um pequeno prédio de quatro andares, na Rua Aurora, centro de São Paulo, onde ficava um famoso ateliê de roupas elegantes e agora funciona como um bar gay decadente. A outra montagem também está atualmente em cartaz no teatro dos Satyros, que fica na praça Franklin Roosevelt. “Brutas”  desenrola uma teia de relações violentas onde se busca desesperadamente figuras heroicas para resgatar as vidas desesperançadas de personagens anônimos que vivem na cidade de São Paulo. Para isso, a narrativa parte do sequestro da filha de um doleiro denunciado na Operação Lava Jato.

Além de tantas atrações, a Mostra Lúcia Camargo conta ainda com duas outras mostras convidadas que ocorrem em espaços alternativos. São elas; a Mostra Pôr do Sol, produzida pelo Campo das Artes, projeto de Luís Melo, em São Luiz do Purunã, (a 60 km de Curitiba) em parceria com Marcio Juliano; a Mostra Pôr do Sol, que marca a inauguração do espaço ao público; e por fim, a 6ª Mostra Ave Lola, que conta com uma programação ao ar livre recheada de variadas expressões artísticas.

Sede Brás da SP Escola de Teatro recebe o projeto Tendas de Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, no sábado (19)

Além disso, o Festival de Curitiba ainda traz a exposição gratuita “Viva! 30 Anos por Lenise Pinheiro”, que ocorre de 29 de março a 29 de abril, no Museu Oscar Niemeyer (MON). O projeto Interlocuções que promove ações formativas que objetiva a experiência e a integração entre artistas e público, com oficinas limitadas. O Festival na Rua, evento que tem o objetivo de fomentar o setor da economia criativa de Curitiba e Região Metropolitana, conectando o espaço público com as pessoas. O Festival na Rua oferece mais de 120 sessões de teatro, música, circo e dança, distribuídas em áreas abertas. Ademais, a programação comemorativa do evento ainda conta com o Programa Guritiba; a Mostra de variedades artísticas e performáticas MishMash; o Circuito Espaço Aberto e o grande comedy club Risorama que conta com nomes como Thiago Ventura, Fábio Porchat, Danilo Gentili, Igor Guimarães, entre outros.

Você pode conferir ingressos, preços e a programação completa no site oficial do evento (aqui!).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro