TBT: Relembre a vinda de um dos maiores diretores do teatro mundial para SP: Eugenio Barba!

Publicado em: 17/02/2022 |

Há 12 anos um dos mais icônicos diretores da cena teatral mundial visitava a SP: Eugenio Barba!

O artista italiano compareceu a sede Roosevelt da instituição para o lançamento de seu livro A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral, pela Editora É Realizações. Junto com ele estava o co-autor, também diretor e pesquisador, Nicola Savarese. Ambos celebraram o sucesso de vendas que foi a publicação; a obra havia se esgotado. Além disso, foi promovida uma palestra com os escritores, a qual contou com a participação do então diretor e editor-chefe da É Realizações, Edson Filho, e da diretora Cibele Forjaz.

SP oferece curso presencial e gratuito de Produção cultural ‘O beabá da produção’ com Marco Prado

Eugenio Barba celebrou o sucesso de sua obra e prestigiou a instituição: “Gosto muito que o livro esteja sendo lançado aqui. É a terceira vez que venho a São Paulo e à Escola. Esse lugar sempre é como uma casa para mim. Também acho fundamental que essa obra chegue aos jovens”, comentou na época.

SP Escola de Teatro e suas realizações em celebração ao centenário de 1922 são destaque no UOL

No dia seguinte ao lançamento da obra, Barba voltou a escola novamente, dessa vez para participar de uma mesa de discussão com Ivam Cabral e Carlos Simioni, que foi mediada por Valmir Santos. Dentre os muitos assuntos abordados na conversa, foi destacada a pauta que Barba levantou a respeito do teatro europeu e suas fases até 1960. O período é considerado pelo autor como o principal no advento da contracultura e ele explica que na época ocorreu uma profunda mudança nas formas de expressão, a qual reverberou nas artes do palco. “Percebemos que o teatro pode entreter, fazer pensar, mas não modifica a vida das pessoas. Naqueles anos, pensamos que o teatro muda a vida de quem o faz, isso sim”, comentou.

Eugenio Barba é diretor, dramaturgo e pesquisador, foi ele que cunhou o conceito de Antropologia Teatral. Nascido na Itália, em 1936, se especializou em Literatura Francesa e Norueguesa e em História da Religião pela Universidade de Oslo, ingressou na Escola Estatal de Teatro na Varsóvia, onde estudou direção teatral por um tempo, posteriormente juntou-se a seu orientador Jerzy Grotowski. Em 1964 foi fundador de seu próprio teatro, o Odin Teatret, e sua primeira produção foi Ornitofilene, de Jens Bjørneboe. Em 1979, Eugenio fundou a ISTA, International School of Theatre Anthropology (Escola de Antropologia Teatral). Atualmente, o autor é considerado um dos nomes mais importantes da Antropologia Teatral, área de estudo que aborda o comportamento cénico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes géneros, estilos, papéis, e das tradições pessoais e coletivas.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador