Artistas egressos de dramaturgia promovem 10ª edição Embate Experimento, que discute dramaturgia nos tempos digitais

Publicado em: 18/02/2022 |

De 23 a 26 de fevereiro Manuel Victor e Willian Sampaio Novais, artistas egressos de dramaturgia da SP Escola de Teatro, promovem o projeto Embate Experimento. A inciativa cria um espaço digital que fomenta a experimentação em diferentes linguagens artísticas que vão desde a dança, audiovisual, artes visuais e a música, até a poesia.

TBT: Relembre a vinda de um dos maiores diretores do teatro mundial para SP: Eugenio Barba!

Em sua 10ª edição, a programação propõe uma continuação de algumas séries que já tiveram início em outros semestres, como a de vídeos ‘Sobre experimentos’ e a de bate-papos ‘Embate de ideais’. Além disso, também acontecem workshops em diferentes linguagens técnicas e artísticas, uma ótima oportunidade para quem quer aprender mais sobre exibição de performances audiovisuais, live paints e pocket shows.

Para o coletivo, há um senso comum que experimentações artísticas acontecem em ambientes distantes da periferia. Por isso, o grupo entende a produção de suas ações e eventos como um fortalecimento do cenário de áreas culturais diversas. Ademais, é estimulado o pensamento crítico e criativo dos artistas participantes em relação a sociedade atual brasileira. “O coletivo pretende, com este projeto, ser parte contribuinte para os diversos caminhos de evolução do público e artistas periféricos que acompanham as ações do Embate e propor experiências possíveis em ambiente seguro”.

SP oferece curso presencial e gratuito de Produção cultural ‘O beabá da produção’ com Marco Prado

No último dia do evento, 26 de fevereiro, Lara Duarte, também artista egressa de dramaturgia, oferece às 16h, a oficina “Por uma Dramaturgia Monstra”; confira a sinopse do curso:

“Por uma dramaturgia mais ao monstro que ao belo-animal. Cheias de remendo, recortadas, coladas, costuradas e com a cicatriz aparente. A oficina tem como mote principal a escrita enquanto prática performativa, e os desdobramentos da dramaturgia para além do campo das artes.

A oficina propõe também o compartilhamento da pesquisa “Compêndio de Decomposições Dramatúrgicas: Por uma Dramaturgia Monstra” que integra o programa de pós graduação em Artes da Cena da UNICAMP. A pesquisa se dá a partir do campo da dramaturgia performativa e seus dispositivos e pretende a criação de um “caderno de exercícios dramatúrgicos”, buscando maneiras de exercitar a dramaturgia enquanto prática.”

Sede Brás da SP Escola de Teatro recebe o projeto Tendas de Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, no sábado (19)

Lara também é mestranda em Artes da Cena pela UNICAMP, bacharel em Artes Cênicas pela UFBA, integrou o Teatro Base e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI.

As inscrições podem ser feitas por meio das redes sociais do grupo (link), e haverá um limite de 15 vagas. Não perca!

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL