EN | ES

Guilherme Bonfanti

Publicado em: 26/04/2023 |

Guilherme Bonfanti é designer de iluminação desde 1988. Com intensa carreira internacional, iniciou sua trajetória no espaço OFF. Trabalhou com dezenas de diretores, entre eles Márcio Aurélio, Gabriel Villela e Miguel Falabella. Colaborou, também, com diversos cenógrafos, incluindo nomes como Gringo Cardia, J.C. Serroni, Hélio Eichbauer e Marcos Pedroso. No campo da arquitetura, esteve ao lado de Isay Weinfeld e Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Com Antônio Araújo, fundou o Teatro da Vertigem, do qual é membro atuante, ganhando parte de seus inúmeros prêmios. Desenhou luz para óperas e ainda atuou em dança, com os principais coreógrafos do País. Tem, também, atuação destacada nas Bienais de São Paulo (artes visuais).

    

Artigos do colunista


Tecnologias Digitais Em Iluminação Cênica Presentes no Laboratório CAC/ECA/USP

No Tecnologias Digitais Em Iluminação Cênica Presentes no Laboratório CAC/ECA/USP – Manual Simplificado para Alunos de Graduação, das alunas bolsistas Daphne Ferreira Botelho e…

12/12/2023

Relato de criação da iluminação do espetáculo Outro em si

Nesse artigo, o coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro Guilherme Bonfanti, fala sobre o processo de criação e reflexões do…

14/07/2021

Cadernos de Luz

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de…

10/10/2019

Relatos do processo de criação da luz de “Roda Viva”, do Teatro Oficina

“Nunca tinha trabalhado com o Zé [Celso] e queria entrar e conseguir colocar minha ideia de luz para aquele espaço tão importante para a…

10/10/2019

Revista Urdimento – Dossiê sobre o evento A Luz em Cena

A revista Urdimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina, publicou um dossiê temática em diálogo com o evento A Luz em Cena, realizado…

11/05/2018

Light Designer, ser ou não ser?

GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro “Quem somos, de onde viemos, há quanto tempo existimos, como nos mantemos, em que área…

19/03/2018

Edição Especial do ‘Cadernos de Luz’ na Revista Sala Preta

GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro Esta edição da coluna “Cadernos de Luz”, do portal da SP Escola de Teatro, reúne…

21/12/2015

Relatos do processo de criação da luz de ‘O Filho’

GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro No Cadernos de Luz, o iluminador Guilherme Bonfanti relata o processo criativo de Iluminação do espetáculo…

29/07/2015

A iluminação de ‘Dizer o que você não pensa… em línguas que você não fala’

FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro O processo criativo da iluminação do espetáculo “Dire ce qu’on ne pense pas…dans deslangues qu’on ne…

17/12/2014

Sob a luz de “Bom Retiro 958 metros” e “Otelo, as faces do ciúme”

ESTHER CHAYA LEVENSTEIN Todo o árduo e criativo processo de concepção da luz para o espetáculo “Bom Retiro 958 metros”, da companhia Teatro da…

30/07/2013

Bonfanti e a Luz de “Bom Retiro, 958 metros”

MAJÔ LEVENSTEIN   Desde o ano passado, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhou uma nova ferramenta para reflexão. São os Cadernos…

14/02/2013

A Luz de Bonfanti

FELIPE DEL Há alguns meses, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhava um novo fôlego. Em um projeto encabeçado por Guilherme Bonfanti,…

16/10/2012