Light Designer, ser ou não ser?

Publicado em: 19/03/2018 |

GUILHERME BONFANTI
Especial para a SP Escola de Teatro

“Quem somos, de onde viemos, há quanto tempo existimos, como nos mantemos, em que área atuamos? Estas perguntas me formaram e me movem até hoje quando penso na formação dos jovens profissionais da área.”

Neste Caderno de Luz, o coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, Guilherme Bonfanti, fala sobre a formação de iluminadores e os trajetos na carreira profissional.

“Desde cedo me movi no sentido de ensinar, compartilhar, trocar. Aprendi nos anos 70, período da ditadura militar, dos livros encapados escondidos embaixo da cama, das conversas em lugares sigilosos, dos trabalhos de teatro nas periferias paulistanas, das portas de fábricas do ABC, do Estádio da Vila Euclides em São Bernardo do Campo. Nesse ambiente aprendi que o conhecimento deve sair de você e ganhar seus iguais, se expandir para além daqueles que conseguem ler, estudar, pensar, refletir. Ser um ato de contaminação, cooptação, de fazer a roda se abrir e se ampliar. Um grupo pequeno sozinho nada consegue, devemos buscar trazer muito mais gente para pensar e romper com o estado das coisas, da opressão, da supremacia branca, machista, homofóbica, racista, social, econômica e todos os outros possíveis tipos de discriminação.”

Para ler o texto completo, clique aqui.

Para ler outros artigos do “Cadernos de Luz”, clique aqui.

GUILHERME BONFANTI é iluminador e coordenador no curso regular de Iluminação da SP Escola de Teatro.

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.