Revista Urdimento – Dossiê sobre o evento A Luz em Cena

Publicado em: 11/05/2018 |

A revista Urdimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina, publicou um dossiê temática em diálogo com o evento A Luz em Cena, realizado em setembro de 2017.

Este Dossiê reúne artigos elaborados por artistas da luz que atuam como docentes ou técnicos em Iluminação em diferentes universidades brasileiras. São discutidos nestes artigos temas como a influência das proposições de Gordon Craig, Adolphe Appia e outros na cena contemporânea; alguns textos perpassam por um viés histórico e trazem ao leitor procedimentos elaborados a partir da genialidade de Hélio Oiticica, por exemplo.

Também é debatida a iluminação enquanto linguagem artística, e sua aplicação em obras televi­sivas ou quando a luz se transforma em personagem cênico. As questões pedagógicas se fazem presente em artigos em que é discutida a aprendizagem realizada a partir da prática, da observação e dos poucos estudos universitários sobre o assunto. O foco de escrita se voltou em alguns textos para o processo de criação do próprio autor deles, exemplificado com um de seus trabalhos cênicos. Os elementos conceituais da luz en­quanto linguagem ocupou o escopo de alguns artigos deste dossiê.

Confira os artigos:

Dossiê temático

A luz cênica como visão espiritual: Gordon Graig e o design por símbolos
Alberto Luiz Morgado, Paulo César Balardim Borges

Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano
Berilo Luigi Deiró Nosella

A experiência da cor-luz: um ambiente cênico de Hélio Oiticica para um show de Gilberto Gil
Cássia Maria Fernandes Monteiro

A eletricidade entra em cena
Cibele Forjaz Simões

Iluminação cênica e estudos acadêmicos: teoria, praxis e imagem.
Eduardo Augusto da Silva Tudella

Luz e sombra: construções imagéticas de Dom Casmurro na TV
Evelin Gomes da Silva,  Paulo Custódio de Oliveira

Luz-personagem: duas possibilidades cômicas de relação entre atuação e iluminação.
Felipe Braccialli, Mário Ferreira Piragibe

O percurso contínuo do processo criativo da luz
Jociel Carvalho Teixeira, Fernando Lira Xímenes

De como iluminar no projeto Palco Giratório: um relato errante sobre a aprendizagem em iluminação cênica
Jose Jackson Silva

Iluminação cênica: espaço, luz e corpos em foco
Laura Maria de Figueiredo

Notas sobre a luz performativa em Darwin
Nadia Moroz Luciani

Diálogos de Luz: A performance do iluminador e a performatividade da luz
Natasha Kerolen Leite da Silva

A iluminação cênica em contextos de formação: Apps e equipamentos digitais na era da indústria 4.0
Pedro Dultra Benevides, José Mauro Ribeiro

A escrita e a não escrita da luz
Roberto Gil Camargo

Fluxo Continuo

Ensaio sobre “Ser dispositivo ou ser agenciamento” – Uma coleção de Nike, dramaturgia, política e outros itens
Eduardo almeida Santos

Voz em estado de movência: o saber corpóreo e político das vocalidades da cena em “Água, Flores e Anjinhos” e “baldio”.
Héctor Briones, Juliana Rangel Pereira

As metamorfoses da comédia
Igor de Almeida Silva

Relatos

A Luz em Cena – Um encontro iluminado
Ivo Godois, Vera Collaço

Tradução

Contato Improvisação como uma Arte de viver [parte 4]
Bruno Garrote M.

O iluminador do Teatro Álvaro de Carvalho e do Teatro Ilhéu
Ivo Godois

Mestres da iluminação cênica moderna nos palcos brasileiros
Ivo Godois, Priscila Costa

Ensaio fotográfico de espetáculos

A Luz em Cena Encontro Catarinense de Iluminação Cênica (2005 a 2017)
Corpo Editorial

Para ler outros artigos do “Cadernos de Luz”, clique aqui.

Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.