Tradutor de Silêncios, peça com textos de Mia Couto, estreia na sede Roosevelt da SP nesta sexta (19)

Publicado em: 17/08/2022 |

Na próxima sexta-feira, 19, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe a estreia da peça Tradutor de Silêncios, com dramaturgia inspirada por textos do autor moçambicano Mia Couto e direção de Marco Miranda. No enredo, o espetáculo traz uma série de histórias que abordam problemáticas impactantes e polêmicas que permeiam as relações humanas, como racismo, machismo, entre outras. As apresentações serão gratuitas e acontecerão na sala R1 da Instituição nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, sextas e sábados, sempre às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos pelo sympla da SP.

Fundação das Artes de São Caetano abre inscrições para a Mostra de Cenas Curtas de 2022

Com interpretação do ator Selim Nigri, a montagem faz uma releitura de um dos maiores autores de língua portuguesa da contemporaneidade, um dos expoentes da literatura africana que já foi traduzido para mais de 24 países em todo o mundo. Nesse contexto, o artista celebra a oportunidade de trazer o trabalho do escritor para os palcos:

“Tenho que agradecer à permissão do Mia para utilizar seus textos. A ideia de dar acesso gratuito ao espetáculo veio de encontro aos objetivos do autor que liberou a sua obra para este espetáculo ”.

Confira como foi a estreia do espetáculo Eu Atlântica, do Oju Oju Coletivo, na SP Escola de Teatro!

Com música por Bruno Gomes e cenário e figurino por Augusto Pessôa, a peça aborda diferentes nuances da experiência humana a partir das obras consagradas. Para o ator, transpor as camadas criadas pelo roteiro para o teatro é um desafio. Formado em engenharia, o artista cursou teatro no Rio de Janeiro, onde atuou e participou de diversos projetos nos anos 1980:

“Já são mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial, onde falo sobre experiências próprias. Decidi me desafiar para o diferente em uma época tão fechada para o diálogo”, comenta Nigri.

O ator ainda convida a todas, todes e todos para fazer parte desse experimento cênico:

“Em tempos agitados como os nossos, quando polaridades se exacerbam, é fundamental ter gente importando-se com a cultura. Como você que veio ver Tradutor de Silêncios”.

Regina Braga se declara à capital paulista em espetáculo dirigido por Isabel Teixeira

Sinopse: Em sua volta à cena teatral, após 35 anos, Selim Nigri apresenta “Tradutor de Silêncios”. O espetáculo busca ampliar a construção do que o ator chama de Arquitetura Social, onde os espaços são abertos para facilitar a convivência e o diálogo. O espetáculo estreou em São Paulo em maio, com grande sucesso, apresentou no Rio de Janeiro, em duas únicas sessões, e retorna a São Paulo na SP Escola de Teatro, no mês de agosto, nos dias 19, 20, 26 e 27, sextas e sábados, às 20h30, com entrada franca.

Ficha técnica:

Elenco: Selim Nigri

Roteiro e direção: Marco Miranda

Cenário e Figurino: Augusto Pessôa

Música: Bruno Gomes

Produção Executiva: Marcelo Tomé

Serviço:

Tradutor de Silêncios

Apresentações Presenciais

De 19 a 27 de Agosto – Sextas e Sábados, às 20h30

Duração: 70 minutos

Local: SP Escola Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo)