Telumi Hellen, formadora da SP Escola de Teatro, faz residência artística no CPT Sesc

Publicado em: 21/07/2023 | por: Guilherme Dearo

Telumi Hellen, da SP Escola de Teatro, faz   residência artística “O Poço da Mulher-falcão”, no CPT Sesc.

Telumi Hellen, da SP Escola de Teatro, faz
residência artística “O Poço da Mulher-falcão”, no CPT Sesc. | Foto: Divulgação

Telumi Hellen, formadora do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, participa da residência artística “O Poço da Mulher-falcão”, no CPT Sesc (Centro de Pesquisa Teatral), em São Paulo.

A residência acontece no Sesc Consolação, sétimo andar. Hellen ministra a residência ao lado de Fabio Mazzoni, Emilie Sugai e Sandra-X.

As inscrições vão até 23 de julho.

A residência artística “O Poço da Mulher-falcão”, um projeto de teatro-dança, com foco em experimentação e formação, prevê a participação de 30 pessoas, devidamente pré-selecionadas, para compor este experimento artístico baseado na obra de William Butler Yeats.

Durante dois meses ininterruptos, os artistas-formadores proponentes do projeto conduzirão vivências, oficinas e workshops com os participantes, como parte do processo criativo, experimentando técnicas corporais, vocais, direção cênica e construção de figurinos/adereços. Ao final do referido período, o resultado dessa imersão artística será aberto ao público.

Serão 30 participantes selecionados no total, sendo:
– 10 para o Núcleo de Interpretação e Performance;
– 8 para o Núcleo de Direção Coreográfica e Cênica;
– 2 para o Núcleo de Iluminação;
– 10 para o Núcleo de Figurinos e Objetos Cênicos.

A atividade custa R$160 (inteira), R$80 (meia entrada) e R$48 (credencial plena).

Sobre os participantes

Emilie Sugai
Propõe um trabalho de preparo corporal que promove a conexão do corpo como um todo e suas partes, trabalhando com o equilíbrio, a energia e a concentração, com sensibilidade e presença, ao mesmo tempo buscando uma relação com o espaço. Um dos aspectos que será trabalhado chama-se Suriashi, em japonês, deslizar com os pés. Através dessa postura não-usual caminha-se pelo espaço lentamente e busca-se adentrar para um estado interiorizado, propiciando algumas vivências no campo sensorial do corpo com seus desdobramentos. A proposta busca nutrir o participante com o mundo poético do corpo performativo. De forma preliminar haverá uma aproximação com o butoh pelas suas bordas, pelas superfícies do corpo tocar suas profundezas, aproximar-se do butoh pelo aspecto da leveza e do luminoso.

Fabio Mazzoni
As vivências, workshops e oficinas abordarão diversos temas e elementos relacionados à direção cênica e à dramaturgia do teatro-dança, partindo de um conceito de iluminação elaborado especialmente para o projeto O Poço da Mulher-falcão. Serão exploradas diversas possibilidades cênicas e dramatúrgicas, trazendo luz e a sombra como elementos narrativos fundamentais à transcriação do texto para a linguagem do movimento. Utilizando o Yûgen (conceito que apresenta e trabalha a beleza crepuscular nas experimentações de luz e sombra, nos volumes e nas silhuetas dos corpos e objetos, velando e revelado as cenas), a própria “luz e sombra” serão elementos vivos que também dançarão nesta peça-dança. Ao mesmo serão trabalhadas atmosferas sonoras em experimentos de sonoplastia, bem como motivos e elementos oriundos do teatro grego, do teatro nô que constam na dramaturgia original de William Butler Yeats.

Sandra-X
A pesquisa e orientação vocal será conduzida para a possível formação de um coro que acompanhará a encenação trazendo sonoridades e atmosfera sonoras. Os intérpretes serão conduzidos numa pesquisa pelo corpo e pela voz que apoiem a narrativa de forma experimental. A ideia seria apenas aproximar-se ou beirar as qualidades mais musicais, mas principalmente trazer climas e texturas aos ouvidos.

Telumi Hellen
Serão propostas vivências através dos figurinos e adereços cênicos, entre linhas, tecidos, desenhos, propostas e testes de escutas, trocas, experimentos nas materialidades, modelagens, moulages, cortes, estica, enruga, amassa, puxa, customização, aplicação, resignificação, desconstrução, e o fazer processual para a construção das peles, caracterizações, apropriação à carnificação nos personagens em cena.

Cartaz de divulgação da residência artística “O Poço da Mulher-falcão”, no CPT Sesc. | Foto: Divulgação

+ Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção, participa de conferência internacional de teatro em Acra

+ Confira como foi a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2023 dos estudantes da SP Escola de Teatro

Notícias | 03/ 05/ 2024