TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

Publicado em: 28/04/2022 |

O TBT desta quinta-feira, 28, relembra as entrevistas cedidas por Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP Escola de Teatro, para o canal de Youtube da instituição em 2012. 10 anos depois, ambas continuam na equipe da instituição e se aperfeiçoaram profissionalmente, como é o caso de Flávia, que com o apoio da instituição,  estudou muito e atualmente é bacharel em letras português/ inglês pela Uniesp, técnica em biblioteconomia pelo SENAC, e foi promovida à assistente de Biblioteca.

Confira uma seleção de livros disponíveis na Biblioteca da SP sobre sobre filosofia africana e afrodiaspórica

Entre 2000 e 2012, a praça Roosevelt, onde fica localizada uma das sedes da SP Escola de Teatro, passou por um intenso processo de revitalização cultural. Nesse contexto, a Instituição foi um dos expoentes desse movimento que mudou a lógica urbana desse espaço. A região que era cheia de prédios abandonados, focos de criminalidade e prostituição foi altamente valorizada, isso ocorreu principalmente por conta da ação dos grupos teatrais,  com o Satyros e Parlapatões, que trouxeram segurança para o bairro. Nesse processo de ressignificação, o teatro recuperou a memória da praça, um espaço que, por volta da década de 1950 e 1960, era de grande efervescência cultural. Próximo ao famoso Teatro de Arena, foi o berço do Cinema Novo e da Bossa Nova paulistana.

Cenógrafa e pesquisadora espanhola Josefina González Cubero, da Universidad de Valladolid, realiza palestra sobre os diferentes palcos teatrais na SP

No entanto, por conta da especulação imobiliária que acompanhou esse movimento artístico potente, muitas transsexuais e travestis que viviam na praça perderam seu espaço. O diretor executivo da escola, Ivam Cabral, em depoimento para o vídeo, conta que foi pensando nisso que a SP, por intermédio do programa Oportunidades, determinou a ação de oferecer vagas CLT na instituição para essa população:

“As portas da SP Escola de Teatro são sempre abertas para travestis e transsexuais, uma atitude cidadã, é assim que nós vemos o mundo, pois é nesse mundo que acreditamos.”

Há 10 anos , a escola celebrava a contratação de algumas das primeiras trans que passaram a integrar o quadro de colaboradores da escola, Brenda Oliver e Flávia de Araújo. Em função disso, a equipe de comunicação da escola preparou um vídeo especial, no qual elas contam um pouco mais sobre essa experiência, revelam a importância da iniciativa e agradecem pela oportunidade:

“Foi minha primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada e benefícios. Esse foi meu primeiro emprego. Independentemente da minha área de conhecimento, eu procurava outras profissões aí fora, como telemarketing e tantos outros, e nunca tive portas abertas.” Comenta Flávia.

Série Teatro de Grupo: Saiba mais sobre o Atelier de Manufactura Suspeita

Em meio a uma realidade de frequente preconceito e violência avassaladora, a SP é uma das instituições pioneiras na questão da empregabilidade trans, pois desde sua fundação criou vagas exclusivas para recepcionistas trans e, atualmente, ao menos 10% de seu quadro de colaboradores é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade, em setores como pedagogia, biblioteca e diretoria executiva. Brenda comenta a dificuldade que muitas transsexuais e travestis encontram no mercado de trabalho,:

“A maioria atua na área da beleza, muitas porque gostam, mas algumas porque não tiveram escolha, foram obrigadas a ingressarem na área. Eu não tenho nem palavras pra agradecer o carinho que essas pessoas têm por mim, o primeiro dia que eu vim pra cá, fui apresentada em todos os setores da escola, inclusive nas salas de aulas, e fomos muito bem recebidas, principalmente pelos profissionais da instituição.”

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024