Cenógrafa e pesquisadora espanhola Josefina González Cubero, da Universidad de Valladolid, realiza palestra sobre os diferentes palcos teatrais na SP

Publicado em: 27/04/2022 |

Foto: Bruno Galvíncio.

Na última semana, a pesquisadora, cenógrafa e arquiteta espanhola Josefina González Cubero, da Universidad de Valladolid, esteve na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro para ministrar uma palestra especial para os estudantes do curso técnico das linhas de estudo de Direção, Cenografia e Figurino. A temática abordou alguns de seus temas de pesquisa, como as relações entre arquitetura e teatro, e os dispositivos e máquinas de atuação na cena contemporânea. A aula completa pode ser assistida no canal do Youtube da Escola.

Estudantes egressos da SP participam de festival internacional de Ecoperformance, em exibição no Cine Satyros Bijou

Josefina González Cubero é espanhola e professora titular do Departamento de Arquitetura e Projetos Arquitetônicos da Universidade de Valladolid. Além disso, também atua como pesquisadora no Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), em Portugal, ao lado da diretora da instituição Maria Helena Maia e de Luísa Pinto. As principais linhas de estudo da palestrante são arquitetura moderna e contemporânea; e as relações transversais entre a arquitetura e outras artes (artes plásticas, cinema, teatro, fotografia e desenho).

Cia. Os Satyros abre concurso cultural para dramaturgias curtas com prêmio de R$ 2 mil

Desde 2007 a cenógrafa trabalha na unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Já a parceria entre a SP e a ESAP existe desde de 2019, quando o diretor executivo da instituição brasileira, Ivam Cabral, discutiu o papel da arte nos processos participativos e de acessibilidade social, em uma palestra na Europa. Além disso, em 2021, Ivam também colaborou no livro “Arte inclusiva – Quem inclui quem?”, editado pelo CEAA. Neste ano, ele foi convidado pelas pesquisadoras a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal (CEPAC).

Série Teatro de Grupo: Saiba mais sobre o Atelier de Manufactura Suspeita

Nessa conjuntura, em sua aula especial, Josefina explicou a importância da investigação sobre os temas em questão (teatro e outros ramos do conhecimento), evidenciando como se dão as relações entre áreas que, aparentemente, não pertencem ao mesmo campo de estudo:

“Nos dias atuais parece que sempre se tenta dividir as artes. No entanto, não se pode separá-las. Às vezes uma arte enriquece outra, portanto é necessário falar das artes em conjunto.”

A pesquisadora explica que o teatro não precisa da arquitetura, ele pode ser produzido em qualquer lugar, em qualquer momento, sem que esteja presente tal elemento. No entanto tal comparação entre arquitetura e as artes da cena enriquece ambas. Nesse contexto, a professora pintou um quadro geral da história do teatro ressaltando e trazendo exemplos de diferentes tipos de palcos teatrais, partindo disso ela direcionou a atenção dos estudantes para elementos, como a configuração dos espectadores em cena e para a presença do arco de proscênio. Além disso, durante a palestra, Josefina fez uma menção à atual situação de conflito no Leste Europeu. Ela homenageou a Ucrânia ao revelar que o país foi o primeiro lugar que recebeu um concurso internacional de arquitetura nacional, no qual um dos temas abordados foi a relação entre arquitetura e artes cênicas.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro