TBT: Relembre a 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura

Publicado em: 02/12/2021 |

1º Prêmio Arcanjo de Cultura: Vencedores comemoram a histórica noite das artes que arrepiou o Theatro Municipal de São Paulo nesta quarta (18) – Foto: Annelize Tozetto @annelizefotografia –

No TBT de hoje traremos a memória um momento importante para a SP Escola de Teatro, que é a realização da 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura!

Idealizado por um dos nomes mais atuantes no jornalismo cultural no Brasil, Miguel Arcanjo, que também é crítico de artes e colunista, em parceria com a SP. O prêmio tem o propósito de valorizar e reconhecer o setor cultural, assim como os profissionais que atuam na área, incentivando e difundindo os principais trabalhos e instituições. Assim, são prestigiados aqueles que resistem produzindo arte, 60 nomes que concorrem a 30 troféus divididos em 7 categorias: Artes visuais, cinema, música, redes, streaming TV e teatro.

Estudantes do curso de Iluminação 2021 da SP Escola de Teatro realizam apresentações no primeiro dia do Festival Satyrianas

Eduardo Saron, do Itaú Cultural, Hugo Possolo, do Theatro Municipal, e Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, do Satyros, homenageados no primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal – Foto: Edson Lopes Jr. @edson_lopes_jrA edição de estreia ocorreu em 2019, no Theatro Municipal de São Paulo, e contou com a presença memorável de Sérgio Mamberti, Teca Pereira, Zé Celso Martinez, Linn da Quebrada, entre outros. “Foi a premiação mais linda e democrática que eu já vi. É uma noite constituinte da cultura nacional”, comento José Celso sobre o evento, ele regeu os artistas do Teat(r)o Oficina e o público presente no Municipal cantando em uníssono a música “Roda Viva”, de Chico Buarque, um dos grandes momentos da noite. O Museu Afro Brasil, Bacurau, Linn da Quebrada, Black Alien, Ana Cañas e o Teatro Oficina, foram alguns dos muitos artistas celebrados na primeira edição.

Marcelo Veronez conquista paulistas em seu show na SP Escola de Teatro- Roosevelt

Miguel Arcanjo Prado e Zé Celso no primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Edson Lopes Jr. @edson_lopes_jr

A cerimônia contou também com uma categoria especial na qual foram entregues prêmios a personalidades, entidades e festivais de extrema importância no meio artístico; como Fernanda Montenegro, a ADAAP, Marília Gabriela e Rubens Ewald Filho.

Diante do Theatro Municipal de São Paulo lotado, o jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura, lembrou a resistência dos artistas brasileiros em 2019, fazendo um ando produtivo nas artes mesmo diante de condições tão adversas: “Nós somos plurais e não vamos morrer, vamos viver”, disse – Foto: Edson Lopes Jr.

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Aurora, novo livro da dupla

Vale ressaltar que neste ano de 2021, a cerimonia de premiação retomará o modelo presencial no mesmo ilustre palco! Na categoria Especial dessa edição que ocorre dia 8 de dezembro, quarta-feira, às 19h30, são condecorados   referências do mundo artístico, como Zé Celso e o Teatro Oficina, a cantora Leci Brandão, a atriz Nicole Puzzi e o bloco Ilu Obá De Min. Esse ano uma nova categoria também estreará no evento: a Dança! Entre os bailarinos indicados estão Leilane Teles, Rui Moreira e Silvia Gaspar.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”