Sucesso! Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2021 da SP Escola de Teatro é vista por um público de 5 mil pessoas; confira!

Publicado em: 15/02/2022 |

A Mostra de Experimentos do curso técnico do segundo semestre de 2021 da SP Escola de Teatro é um sucesso de público! O evento, em formato digital, aconteceu entre 27 e 29 de janeiro de 2022 e contou com um público de mais de 5 mil pessoas, que assistiram o trabalho dos estudantes via plataforma Zoom.

Ao todo foram 12 montagens produzidas e encenadas de forma remota e transmitidas virtualmente. Cada núcleo se apresentou duas vezes durante esses 3 dias e todas as performances foram gratuitas.

100 anos de Semana de 22: Mani Oca ou O Nascimento de Mani, de Vicente do Rego Monteiro

Ao longo do segundo semestre letivo de 2021, os estudantes da instituição se aprofundaram em temáticas de suma importância como a narratividade e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, para isso estudaram as produções artísticas de diferentes representantes da arte nacional e analisaram seus respectivos objetos de pesquisa.

Entre eles estão obras de modernistas históricos, como as cartas de Mário de Andrade, e de artistas contemporâneos como a cantora, atriz e compositora Linn da Quebrada, a novelista, jornalista e dramaturga Maria Adelaide Amaral, que é conselheira da ADAAP, a ativista e educadora Naine Terena e o cineasta Valter Rege.

Teatro digital do Satyros na pandemia é elogiado e ganha destaque em artigo acadêmico da Finlândia

O trabalho do ator e diretor José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, artista pedagogo do módulo amarelo, também foi fonte e referência utilizada pelos jovens ao longo destes meses e suas ideias estão inseridas nos projetos, assim como o trabalho do educador e historiador Allan da Rosa, referência no movimento de Literatura Periférica de São Paulo e autor de livros como Da Cabula e Zagaia.

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro: público de mais de 5 mil espectadores na Mostra de Experimentos Cênicos – Foto: Andre Stefano

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, comenta a importância da temática trabalhada pelos estudantes, elucidando como tais questões foram fundamentais para as discussões do semestre, ao oferecerem um rico material pedagógico e social.

SP Escola de Teatro celebra centenário da semana de 22 com importantes ações culturais

Gama afirma que a Mostra dos Experimentos trouxe e honrou a memória desses 100 de tradição e ruptura do modernismo brasileiro. Os estudantes utilizaram suas pesquisas para promover discussões acerca do papel político da arte e cultural da arte na sociedade e, dentro da necessidade de continuar exercendo o direito ao teatro, passaram a investigar perspectivas estéticas do Teatro Digital.

“Somam-se aos pontos de vista dos estudantes, o desafio do fazer teatral em tempos pandêmicos. O teatro como a arte da presença, da relação íntima entre artistas e espectadores, precisou estar onde a vida passou a ser compartilhada – ambiente virtual. ” declara.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado no dia 27 de março