Série Grandes Diretores: Antunes Filho

Publicado em: 28/05/2021 |

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes diretores da história do teatro mundial.

Na lista, há importantes nomes, como João das Neves, Eugênio Barba e Augusto Boal.

Nesta sexta-feira, 28, nosso homenageado é o diretor Antunes Filho, considerado pela crítica especializada um dos principais nomes do teatro brasileiro.

Série Grandes Diretores: Bibi Ferreira

Antunes nasceu em São Paulo, em 12 de dezembro de 1929, no tradicional bairro do Bixiga. Na juventude, chegou a entrar na Faculdade de Direito da USP, mas desistiu do curso para estudar artes dramáticas.

Sua estreia no teatro foi em 1953 com a peça “Week-end”, de Noel Coward. Em 1958, fundou a companhia Pequeno Teatro de Comédia e dirigiu o espetáculo “O Diário de Anne Frank”, ganhando prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes e da Associação Carioca de Críticos Teatrais.

Em meados dos anos 1960, Antunes Filho encenou sua primeira peça de Nelson Rodrigues, “A Falecida”. Anos depois, montou “Bonitinha, mas Ordinária”, e adaptou “Vestido de Noiva” para uma série de teleteatro na TV Cultura.

Ganhou destaque e prestígio como diretor teatral ao montar “Macunaíma”, baseado na obra de Mário de Andrade, em 1978.

Cena de Macunaíma. Foto: Emidio Luisi

Durante a ditadura militar dirigiu a peça “Vereda da Salvação” (1964), de Jorge Andrade, que foi remontada na década de 1990.

Nos anos 1990, criou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), escola de formação e grupo teatral por onde passaram importantes nomes do teatro nacional.

Com o CPT, montou as peças “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (1986), “Paraíso Zona Norte” (1990), “Novas e Velhas Estórias” (1991), “Macbeth – O Trono de Sangue” (1992), “Gilgamesh” (1995) e “Drácula e outros Vampiros” (1996).

Série Grandes Diretores: Augusto Boal

Em 1998, apresentou a evolução na pesquisa do ator com “Prêt-à-Porter”, uma série de espetáculos formados por peças curtas, escritas e dirigidas pelos próprios atores, através dos procedimentos desenvolvidos na busca de novos horizontes do teatro.

Em 1999, montou com o grupo Macunaíma a tragédia grega “Fragmentos Troianos” (1999), adaptação de “As Troianas”, de Eurípedes.

Em 2006, recebeu o Prêmio Bravo! de Melhor Espetáculo Teatral do Ano pela peça “A Pedra do Reino” (2006).

A última montagem de Filho no teatro foi a peça “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, texto do francês Jean-Luc Lagarce que estreou no teatro do Sesc Consolação em setembro de 2018.

Em maio de 2019, o teatro brasileiro perde um de seus principais nomes com o falecimento do diretor em decorrência de um câncer.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia