Série Grandes Dramaturgos: Clarice Lispector

Publicado em: 19/03/2021

A SP Escola de Teatro  finaliza sua série de minibiografias de grandes dramaturgos da história do teatro mundial. São eles que criam as histórias, têm as ideias e dão vida e movimento para os personagens e narrativas que encantam todas e todos que se apaixonam pelas artes do palco.

Série Grandes Dramaturgos: Buchi Emecheta

Na lista, há os célebres e imortais William Shakespeare e Anton Tchekhov, mas também outras mentes brilhantes, mas menos conhecidas do grande público, como Leilah Assumpção e Marta Góes.

Nesta sexta-feira, 19, a homenageada é a grande Clarice Lispector; confira!

Clarice Lispector

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 1920 em uma aldeia chamada Chechel’nyk.

Sua família, de origem judaica, mudou-se para o Brasil devido as intensas perseguições que os judeus vinham sofrendo durante a Guerra Civil Russa.

Fixaram-se em Maceió, onde todos mudaram de nomes, inclusive Chaya Pinkhasovna Lispector, que passou a se chamar Clarice Lispector. Logo após mudaram-se para Recife, onde a autora viveu a maior parte de sua infância. Aos quatorze anos vai para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até a sua morte.

Em 1940 divide seu tempo entre o curso de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, então chamada de Universidade do Brasil, e seu trabalho como redatora para a agência Nacional e o jornal A Noite.

Série Grandes Dramaturgos: Sarah Kane

Perto do Coração Selvagem, seu primeiro livro, foi publicado quando Clarice tinha apenas 19 anos, em 1944, lhe rendendo o Prêmio Graça Aranha.

Após se casar com o diplomata Maury Gurgel Valente, Clarice passa a viver, devido a profissão do marido, em vários países do mundo, como Itália, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos, se dedicando ainda mais a escrita.

Série Grandes Dramaturgos: Leilah Assumpção

Autora de mais de duzentas traduções para mais de dez idiomas, entre elas; Laços de Família, A Paixão Segundo G.H., Água Viva e A Hora da Estrela, Clarice Lispector também escreveu para o público infantil, em O Mistério do Coelho Pensante, A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura, entre outras.

Por ser considerada uma das mais geniais escritoras da nossa literatura, com suas obras de profunda exploração psicológica, Clarice Lispector foi a escolhida para fechar nossa série de dez Grandes Dramaturgos da história.




Relacionadas:

Notícias | 28/ 09/ 2021

Seminário Cenas Modernas: 1922 e além tem Zé Celso entrevistado por Letícia Coura em encontro nesta quarta, 29

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 09/ 2021

Série Grandes Sonoplastas: Wilson Sukorski

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 09/ 2021

Centenário Paulo Freire: Educação como prática da liberdade, por Ueliton Alves

SAIBA MAIS