EN | ES

Série Grandes Dramaturgos: Leilah Assumpção

Publicado em: 22/02/2021 |

Leilah Assumpção/Acervo pessoal

Confira agora mais uma mini biografia da nossa série de grandes dramaturgos da história do teatro mundial. São eles que criam as histórias, têm as ideias e dão vida e movimento para os personagens e narrativas que encantam todas e todos que se apaixonam pelas artes do palco.

Na lista, há os célebres e imortais William Shakespeare e Anton Tchekhov, mas também outras mentes brilhantes, mas menos conhecidas do grande público.

Leilah Assunção:

Leilah Assunção nasceu em Botucatu, interior de São Paulo, em 1943.

Oriunda de uma família de educadores, Leilah se formou em pedagogia no ano de 1964 pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP.

Sua peça de estreia foi Fala Baixo Senão eu Grito (1969), encenado pela primeira vez em São Paulo sob a direção de Clóvis Bueno. O espetáculo, que contava com Marília Pera e Paulo Villaça no elenco, foi aclamado pelo público e crítica, conquistando os prêmios Molière e o APCT – Associação Paulista de Críticos Teatrais, na categoria Autoria.

Segundo o crítico Yan Michalski, Leilah é uma das personalidades mais fortes da geração de autores que emergiram no fim dos anos 1960, e também uma das mais censuradas nos anos do regime militar.

Entre suas façanhas na escrita, está o fato de ser responsável pela criação e desenvolvimento de algumas das mais fortes e emblemáticas personagens femininas da dramaturgia nacional.

Roda Cor de Roda, Seda Pura e Alfinetadas, e Amanhã, Amélia e De Manhã são algumas das muitas obras escritas por essa grande dramaturga.




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS