Camila Araújo, bibliotecária da SP, conta as novidades do BibliON, catálogo de livros digitais da Sec. de Cultura do Estado de SP

Publicado em: 16/06/2022 |

Na última quinta-feira, 9, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou a biblioteca digital gratuita do estado, a BibliON. A plataforma conta com um acervo de mais de 15 mil títulos e grande disponibilidade de artifícios culturais e artísticos, como clubes de leitura, oficinas de capacitação e afins. Para ter acesso, basta conferir o site (link).

Teatro musical original brasileiro chega à SP Escola de Teatro com Azáfama, Substantivo Feminino

Segundo Camila Araújo, bibliotecária da SP Escola de Teatro que esteve presente no evento como representante da instituição, a cerimônia esteve repleta de pessoas relacionadas às bibliotecas do Estado, tanto dos municípios da cidade, quanto de outros fora da capital. Além disso, também compareceram figuras políticas de peso, como gestores da SP Leitura (Organização Social) e o atual Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. Esse último comemorou o sucesso do evento e ressaltou que uma das expectativas com relação a iniciativa é tornar o Brasil um país de leitores, estando disponíveis 15 mil livros, Sá Leitão espera que cada título seja lido 1 milhão de vezes.

Confira como foi a finalização da oficina Dramaturgia Comunitária, ministrada por William Costa Lima

Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, um dos acertos do projeto é seu caráter moderno, que dialoga com as bibliotecas públicas e físicas contemporâneas. Ruprecht conclui ressaltando a importância de pensar no alcance e acolhimento do usuário, que também deve ser contemplado com outros serviços de apoio a leitura. Em entrevista à equipe de comunicação da SP Escola de Teatro, Camila comenta que o evento de lançamento do aplicativo foi muito simbólico e relevante para o mundo da cultura:

“Ações como essa são necessárias para unir a comunidade bibliotecária, compartilhar experiências e se atualizar em geral sobre como está a promoção da informação no estado. A cerimônia da BibliON foi importante nesse sentido, para nós nos mantermos atualizados e integrados com os colegas.”

Mariana Ferraz, estudante de atuação da SP, publica livro de poesias pela Editora Urutau

Para a bibliotecária, a relação com os livros e o universo digital é enriquecedora, pois amplia o acesso do usuário aos livros e, por vezes, resolve a falta de determinado livro em uma biblioteca física. Sem contar que, para muitos usuários, é uma forma mais prática de carregar o material. O livro digital é muito importante e já vem sendo adotado por muitas organizações, inclusive dentro de bibliotecas universitárias. Além disso, é válido pontuar que a BibliON também configura um espaço de divulgação de eventos e acontecimentos, portanto, promove e incentiva o maior acesso aos livros físicos.

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gdańsk

Além do acesso por meio do endereço online, é possível baixar o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e Apple Store mediante a realização de um pequeno cadastro. A iniciativa recebeu um investimento de R$ 10 milhões do governo estadual e o projeto pretende unir e ser pontapé para integração da plataforma com as mais 200 cidades do Estado.

Itaú Cultural faz programação gratuita para a Virada Cultural

Veja como foi o lançamento do livro Entre Almanach 2024 na SP Escola de Teatro