Confira como foi a finalização da oficina Dramaturgia Comunitária, ministrada por William Costa Lima

Publicado em: 15/06/2022 |

Na última semana, os participantes do workshop Dramaturgia Comunitária finalizaram as aulas orientados pelo dramaturgo e roteirista William Costa Lima, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gdańsk

Durante os encontros, os estudantes puderam refletir sobre experiências comunitárias de seus cotidianos e práticas da escrita para o teatro e outras ficções. Ao término do curso, eles produziram uma dramaturgia coletiva construída com supervisão do orientador.

“Com essa experiência do workshop percorremos caminhos reflexivos e práticos na escrita de ficções sempre considerando a busca por um equilíbrio entre aspectos da cidadania e da democracia presentes nos diálogos cotidianos e comunitários. Foi muito interessante ver a produtividade na escrita dos aprendizes e a maneira como eles investigaram as relações de alteridade e de singularidades em suas escritas”, comentou o professor.

Láercio Motta, artista egresso da SP, estreia espetáculo que fecha ciclo de pensamentos e estudos feitos por Antunes Filho

William Costa Lima estudou dramaturgia e direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e é formado em Pedagogia pela USP. Cursou a Roteiraria e atualmente está na pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Foi premiado no concurso Filma Brasil com o média-metragem “O silêncio não está morto, querida vó Helena” e com esse mesmo filme foi contemplado em importantes festivais de cinema como o Nóia (Ceará) e Festin (Portugal). Em 2021, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Engenho de Dentro” e “Centro Alto”. Em abril de 2021, participou da edição do BR LAB SP. Desde 2007, é dramaturgo e diretor da Trupe Teatro de Torneado, onde conquistou importantes críticas e indicações como a do Prêmio Shell 2015 na categoria Inovação. É criador e diretor da Escola Atemporal de Artes. Atualmente, se prepara para lançar a dramaturgia “Merkwiller” em livro pela editora Patuá e dirige seu primeiro longa-metragem, “Fugindo de Fusca”.

Confira algumas fotos do último encontro da turma:

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt