Rodrigo Alcântara, artista egresso da SP Escola de Teatro, oferece oficina e estreia performance de dança no RJ

Publicado em: 01/02/2023 |

Rodrigo Alcântara | Foto: Guilherme Assano

Rodrigo Alcântara, artista egresso do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, volta em fevereiro à cidade do Rio de Janeiro com a estreia de sua performance D’ÁGUA: um começo sem meio sem fim e com a oficina Dança Além dos Muros, entre os dias 10 e 11, sexta-feira e sábado.

O espetáculo D’ÁGUA acontece nas duas datas, às 17h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, de forma presencial e online. Aqueles que desejam assistir de forma remota terão acesso à transmissão ao vivo no Youtube, apenas no sábado (11). Os ingressos precisam ser retirados via Sympla.

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

A oficina Dança para Além dos Muros será no dia 11 de fevereiro, das 9h às 11h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com retirada dos ingressos via Sympla. O curso já foi ministrado no ano passado na SP Escola de Teatro e parte do pressuposto de que todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. O objetivo do orientador é mostrar como os espaços apresentam suas próprias barreiras, presenteando os estudantes com o desafio de transformá-las em elementos de coatuação.

Rodrigo Alcântara | Foto: Guilherme Assano

D’ÁGUA: um começo sem meio sem fim

No semestre passado o Coletivo Diário, dirigido por Rodrigo Alcântara, foi contemplado pelo Chamamento de Residência Artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro 2022. A partir disso, o bailarino se uniu à renomada coreógrafa carioca Esther Weitzman para a construção do processo cênico.

A performance traz maneiras de girar e perceber o Universo em que coexistimos, reverberando do ritualístico ao oco, do visível ao invisível. Seja o Universo que se carrega ou que se é doutrinado a carregar, experimentando minuciosamente cada um dos seus portais.

Confira o passo a passo de como acessar o catálogo virtual da Biblioteca da SP Escola de Teatro

A cena é composta de várias certezas, lacunas, vãos, ausências, descobertas e perigos, já que quando se adentra em um portal, as possibilidades são de riscos, acertos e erros. Sejam portais existentes ou inexistentes para a humanidade, ou que jamais serão descobertos, assim como as profundezas de todos os mares.

Rodrigo Alcântara é bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU e estudante egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Helen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade, inclusivas e que partem do lugar da “escuta”. É diretor do Coletivo Diário – que parte do candomblé para construir seus trabalhos cênicos na linguagem da dança – e realizou em junho de 2022 temporadas do espetáculo AVOAPÉ no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (CCO) e no Centro Cultural Parque das Ruínas.

Serviço:
Oficina Dança Além dos Muros
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115, Tijuca.
Dia: 11 de fevereiro, sábado
Quanto: Inteira: R$15,00 | Meia entrada: R$7,50
Classificação: Livre (independe de idade e experiência com a dança)
Ingressos no Sympla

Espetáculo de Dança D’ÁGUA
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115, Tijuca.
Dia: 10 e 11 de fevereiro, sexta-feira e sábado
Quanto: Inteira R$20 | Meia entrada R$10
Classificação indicativa: A partir de 12 anos
Ingressos no Sympla