Programa Oportunidades realiza oficinas teatrais para crianças e mulheres bolivianas

Publicado em: 05/04/2023 |

João Martins, analista do Programa Oportunidades, com as mulheres da Amilv, entre elas está Miriam, a responsável pela Associação | Foto: SP Escola de Teatro/2023

No último sábado, 1º de abril, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, iniciou novas oficinas teatrais para crianças e mulheres bolivianas da Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da SP, contemplados com a Bolsa-Oportunidade. A parceria já vem acontecendo desde o semestre passado por meio do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, que acontecia um sábado por mês na escola.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

Neste semestre, as oficinas acontecem no primeiro sábado do mês e vão até julho. As atividades para as crianças e adolescentes são de jogos teatrais. Já para as mulheres são de técnicas de teatro, tendo como objetivo elas aprenderem a atuar e criar cenas que falem sobre o assunto da violência de gênero e doméstica, para poderem levantar esse debate dentro de suas comunidades.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

O Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

+ Miriam Guarachi, da Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida, relata a importância da parceria com o Programa Oportunidades, para crianças e jovens bolivianos

Confira a galeria de fotos das primeiras oficinas:

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro