Praças do centro de São Paulo são palcos de intervenção teatral urbana neste sábado (20)

Publicado em: 18/05/2023 |

Imagem colorida com atores em posição cênica, integrantes do Coletivo de Galochas

Imagem do “Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana”, do Coletivo de Galochas, em apresentação de 2023. | Foto: Divulgação

O Coletivo de Galochas realiza neste sábado (20), quatro intervenções teatrais urbanas pela região do centro antigo da cidade de São Paulo. Trata-se do “Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana”, que reúne o grupo de atuação formado nas oficinas de coro cênico do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, do Coletivo.

As ações ocorrem na Praça Ramos de Azevedo (República), às 8h30; na Estação da Luz (Luz), às 10h; no Largo da Concórdia (Brás), às 11h30; e na Praça José da Silva Campan (Mooca), às 13h. Os territórios escolhidos são marcados historicamente pelos bombardeios e conflitos da Revolta Paulista de 1924, incidente seminal que viria se tornar a Coluna Prestes.

A intervenção se dá por meio de evoluções de movimentações cênicas, coreografias, cantos e jograis. As “tropas” da Coluna Prestes interveem subitamente no espaço da cidade, interrompendo a rotina com um momento lúdico de resgate da memória desses bairros, lembrando dos conflitos que escreveram com pólvora e sangue a história desses territórios de São Paulo.

O Coro da Coluna foi estabelecido após dois meses de oficinas gratuitas de coro cênico, campo técnico específico que envolve corporalidade, possibilitando a composição coletiva e não homogeneizada. A atuação, feita em uníssono, busca essa capacidade de composição de modos expressivos de dizer em conjunto. As ações do Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana consolida esse processo formativo.

+ Peça “Geometrias (In)congruentes”, no Espaço dos Satyros, cria cenas a partir de jogo de dados

+ Confira a segunda apresentação dos experimentos cênicos dos estudantes da SP Escola de Teatro

Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança

O Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana faz parte do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, nome homônimo do espetáculo teatral que o Coletivo de Galochas estreia no dia 2 de junho de 2023, no Teatro Arthur Azevedo, cumprindo temporada de um mês – às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Este projeto – contemplado na 39ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 2022 – procura reconstruir cenicamente uma das passagens mais icônicas e importantes da história do Brasil do século 20, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da república velha durante a década de 1920.

Intervenção: Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana

Dia 20 de maio de 2023, sábado

8h30 – Praça Ramos de Azevedo (República)

10h – Estação da Luz (Luz)

11h30 – Largo da Concórdia (Brás)

13h – Praça José da Silva Campan (Mooca)

Gratuito (evento ao ar livre).

Duração: 30 minutos cada apresentação.

Classificação: livre

Notícias | 26/ 04/ 2024