A partir da temática proposta como material de estudo deste primeiro semestre de 2023, “O direito de sonhar: Qual o espaço para a utopia?”, os estudantes do Curso Técnico de Teatro da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), fizeram a segunda apresentação dos experimentos cênicos, na última semana.
Os estudantes se reuniram em núcleos, formados por pelo menos um integrante de cada linha de estudo da instituição, e produziram exposições poéticas, transformando teoria em prática. Nessa segunda apresentação, os estudantes mostraram o desenvolvimento dos aprendizados ao longo do semestre, a partir das devolutivas dos docentes após os primeiros experimentos.
“Os experimentos são uma forte ferramenta pedagógica e artística da SP Escola de Teatro que, embora arriscada e instável, permite que o público veja a potência imaginativa dos núcleos de estudantes, das diferentes linhas de estudo, a partir das provocações sugeridas pelos artistas e docentes que com eles trocam experiências”, explica Beth Lopes, coordenadora pedagógica da Escola.
No total, foram formados 16 núcleos para criação e elaboração dos projetos, sendo oito do Módulo Azul (turma matutina) e oito do Módulo Verde (turma vespertina). O eixo de estudo do Módulo Azul é performatividade, com o objeto de pesquisa na trajetória artística de Eleonora Fabião. Já o foco do Módulo Verde é personagem/conflito, abordando o texto dramatúrgico “Cinco – Vinte e Cinco”, de Danila Privsalov.
A cada semestre, de acordo com o eixo e o material previstos para o módulo, são definidos os pensadores que possibilitam estabelecer discussões entre os aprendizes e aquilo que os rodeia, propiciando um olhar sobre o mundo. O operador de ambos os módulos é Eduardo Galeano.
Os coordenadores e artistas docentes de cada linha de estudo do curso técnico estiveram presentes nas apresentações avaliando os trabalhos, que são frutos das pesquisas desenvolvidas até o momento. Ao final do semestre, ainda acontecerá a terceira apresentação de experimento cênico e, nesta última vez, a entrada será livre e gratuita para o público em geral.
“O valor da experimentação, assim, se torna incontestável mediante a reflexão e as transformações de toda a matéria cênica que nos apresentaram nessa segunda etapa. Durante cerca de uma semana de trabalho intenso, os estudantes comprovaram a potência criativa dos resultados. Assistimos entusiasmados os experimentos se transformarem e fazerem desabrochar novos artistas, textos e cenas sofisticadas com direito a todos os ingredientes visuais e sonoros. Vivas para essa gente de teatro!”, conclui Beth Lopes.
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