Peça “Geometrias (In)congruentes”, no Espaço dos Satyros, cria cenas a partir de jogo de dados

Publicado em: 16/05/2023 |

Cena da peça "Geometrias (In)Congruentes", de 2023, com atores com as mãos em um chão preto

Cena da peça “Geometrias (In)congruentes”, de 2023, com apresentação no Espaço dos Satyros. | Foto: Divulgação/Alexandre Salomão

A partir de improvisos de um jogo de tabuleiro com dados, nasce a ação cênica. É desse conceito que nasceu o espetáculo teatral “Geometrias (In)congruentes”, que tem suas últimas apresentações neste final de semana, nos dias 20 e 21 de maio, no Espaço dos Satyros.

A peça conta no elenco e produção com estudantes da SP Escola de Teatro: Débora Silvério, de atuação, Emma Jovanovic, Gabriel Labaki, Luiz Manuel, Letícia Machado, Tarcísio Gabriel e Lucas Guilherme Sollar, de direção, e Gil Porto Pyrata, de sonoplastia.

A participação no jogo-cena é orientada por um conjunto de regras, que determina o número de pessoas destinadas a improvisar em cada área do acontecimento (luz, som, vídeo e ação), e o perfil da criação (rítmico, melódico, intenso, volátil, misto etc.).

A partir de sua abordagem lúdica e brincante para a construção da cena e do jogo, “Geometrias (In)congruentes” convida seus participantes a assistir e/ou a participar diretamente do processo de composição da cena, por meio do improviso e da manipulação das tecnologias da cena, sejam elas relativas ao corpo ou à operação dos equipamentos de luz, som e vídeo.

O público e os intérpretes podem entrar ou sair na hora que quiserem, se mover livremente pelo espaço, sentar, deitar, intervir nas cenas, provocar nova rodada, utilizar tecnologias digitais, filmar e fotografar a partir de uma abordagem lúdica e brincante para a construção da cena e do jogo.

“A ideia inicial era uma performance audiovisual sobre a modulação do espaço cênico através da telepresença projetadas ao vivo com atores de cena, performers, bailarinas. Identificamos, com a orientação do professor e pesquisador Dr. Lau Santos, a correlação entre referências eurocêntricas com as de matrizes africanas como o jogo de Ifá e o cosmograma Bakongo entendendo que tanto as tecnologias contemporâneas computacionais quanto às tecnologias de tradição do jogo do Ifá e do jogo de Búzios são também numéricas. A partir daí a pesquisa tomou outro rumo”, comenta o diretor Luiz Manuel.

A peça desenvolvida através do incentivo do Funcultura – Secretaria de cultura de Pernambuco, em residências realizadas em diferentes etapas passando por São Paulo (SP), Petrolina, Arcoverde, Recife e Olinda(PE), envolvendo cerca de 40 pesquisadores, artistas e estudantes em mais de 50 horas de experimentações com testes compartilhados e parcerias com equipamentos culturais diversos.

Os ingressos podem ser adquiridos na Sympla.

“Geometrias (In)congruentes”
Espaço dos Satyros, praça Roosevelt,134, São Paulo
Sábados: 06, 13 e 20 de maio às 19h00
Domingos: 07, 14 e 21 de maio às 17h00
Ingressos: R$ 15,00 (meia)
R$ 30,00 (inteira)

Direção Artística e Concepção: Luiz Manuel
Intérpretes-jogadores: Débora Silvério, Emma Jovanovic, Gabriel Labaki, Gil Porto Pyrata, Jhullie Campos, Luiz Manuel, Letícia Machado, Marta Pinheiro, Tarcísio Gabriel e Lucas Guilherme Sollar.
Produção: Emma Jovanovic
Assistência de Produção: Gabriel Labaki
Identidade visual: Paula K Santos
Produção gráfica: Débora Silvério