SP Escola de Teatro

Praças do centro de São Paulo são palcos de intervenção teatral urbana neste sábado (20)

Imagem colorida com atores em posição cênica, integrantes do Coletivo de Galochas

Imagem do “Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana”, do Coletivo de Galochas, em apresentação de 2023. | Foto: Divulgação

O Coletivo de Galochas realiza neste sábado (20), quatro intervenções teatrais urbanas pela região do centro antigo da cidade de São Paulo. Trata-se do “Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana”, que reúne o grupo de atuação formado nas oficinas de coro cênico do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, do Coletivo.

As ações ocorrem na Praça Ramos de Azevedo (República), às 8h30; na Estação da Luz (Luz), às 10h; no Largo da Concórdia (Brás), às 11h30; e na Praça José da Silva Campan (Mooca), às 13h. Os territórios escolhidos são marcados historicamente pelos bombardeios e conflitos da Revolta Paulista de 1924, incidente seminal que viria se tornar a Coluna Prestes.

A intervenção se dá por meio de evoluções de movimentações cênicas, coreografias, cantos e jograis. As “tropas” da Coluna Prestes interveem subitamente no espaço da cidade, interrompendo a rotina com um momento lúdico de resgate da memória desses bairros, lembrando dos conflitos que escreveram com pólvora e sangue a história desses territórios de São Paulo.

O Coro da Coluna foi estabelecido após dois meses de oficinas gratuitas de coro cênico, campo técnico específico que envolve corporalidade, possibilitando a composição coletiva e não homogeneizada. A atuação, feita em uníssono, busca essa capacidade de composição de modos expressivos de dizer em conjunto. As ações do Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana consolida esse processo formativo.

+ Peça “Geometrias (In)congruentes”, no Espaço dos Satyros, cria cenas a partir de jogo de dados

+ Confira a segunda apresentação dos experimentos cênicos dos estudantes da SP Escola de Teatro

Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança

O Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana faz parte do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, nome homônimo do espetáculo teatral que o Coletivo de Galochas estreia no dia 2 de junho de 2023, no Teatro Arthur Azevedo, cumprindo temporada de um mês – às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Este projeto – contemplado na 39ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 2022 – procura reconstruir cenicamente uma das passagens mais icônicas e importantes da história do Brasil do século 20, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da república velha durante a década de 1920.

Intervenção: Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana

Dia 20 de maio de 2023, sábado

8h30 – Praça Ramos de Azevedo (República)

10h – Estação da Luz (Luz)

11h30 – Largo da Concórdia (Brás)

13h – Praça José da Silva Campan (Mooca)

Gratuito (evento ao ar livre).

Duração: 30 minutos cada apresentação.

Classificação: livre