Palavra em Cena | Pasolini no Brasil

Publicado em: 29/02/2016

O portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco leva ao ar uma série de podcasts, intitulada “Palavra em Cena”. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro convida o ouvinte a uma viagem histórica, rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente a visões do presente.
 
Este podcast foi gravado em Casarsa del Friuli e em Ostia, lugares de nascimento e morte de Pier Paolo Pasolini, cineasta, dramaturgo, poeta e iconoclasta. Contém reflexões e o poema “Hierarquia”, sobre relações homoerótico-politicas com o Brasil, lidos em italiano e português, pelos atores Andrea Collavino, Sergio Romano e Claudia Borioni. Um grande exemplo de abertura mental.
 
Nas palavras de guy Scarpetta: “Pasolini não era nem um ‘intelectual de partido’ dócil e encarregado de aplicar a cartilha pseudomarxista, nem era um ‘intelectual orgânico’ no sentido de Antonio Gramsci, encarregado de contribuir para a hegemonia cultural do ‘bloco histórico’ pretendente do poder; não era nem mesmo um escritor engajado segundo o modelo sartriano, detentor do sentido da história  e subordinando qualquer prática de expressão às exigências de um combate coletivo. Pasolini era, antes de tudo, alguém para quem a tarefa de um artista ou de um intelectual, a partir do momento em que se quer solidário aos ‘danados da terra’, é a de colocar em crise e subverter as concepções de mundo dominantes, de explorar o não-dito das representações convencionais, de fazer surgir aquilo que foi repelido do consenso social e cultural”. 
 
A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais. A locução inicial é de Sylvia Soares e a colaboração técnica é de Renato Navarro.
 
 

Relacionadas:

Uncategorised | 27/ 07/ 2020

Processo Seletivo: Matrículas dos aprovados vão até terça (28)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 21/ 05/ 2020

10 trabalhos inéditos que músicos lançaram na quarentena

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 05/ 2020

MT Escola de Teatro, em Cuiabá, lança 20 cursos online gratuitos

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign