O que é radioteatro?

Publicado em: 24/03/2021

Também conhecido como rádio-drama e drama radiofônico, essa forma do fazer teatral se constitui em um espetáculo inteiramente sonoro, sem nenhuma interferência visual.

Com dramaturgias próprias ou adaptadas e a presença de músicas e efeitos sonoros para construir atmosferas, o radioteatro teve seu início na década de 1920 e se popularizou pelo mundo nos anos seguintes, com o enorme aumento nas vendas dos aparelhos.

O que é teatro renascentista?

A princípios, as dramatizações duravam aproximadamente 15 minutos e aconteciam diariamente. Com a sua popularização, grandes empresas da época passaram a produzir e patrocinar esses dramas, contratando escritores e radiatores.

No Brasil, a popularização do radioteatro não foi diferente, com esquetes curtas e carregadas de humor, muito parecidas com as do teatro de variedades.

O que é Teatro de Improviso?

Otávio Gabus Mendes, José Medina, Sebastião Arruda, Manoel Durães, Walter Durst, Olavo de Barros, Plácido Ferreira, Vitor Costa, Cleson Guimarães, Cordélia Ferreira, Luis Maranhão, Poliana e Vicente Cunha, são alguns dos nomes que marcaram o período mais intenso dessa modalidade.




Relacionadas:

Notícias | 12/ 05/ 2021

O que é ato?

SAIBA MAIS

Notícias | 12/ 05/ 2021

Teatro Candeeiro apresenta ao público histórias e personagens marcantes do Acre em espetáculo da Mostra Aldir Blanc

SAIBA MAIS

Notícias | 11/ 05/ 2021

Escola de Cinema de Vancouver reúne profissionais da área em evento virtual gratuito, a partir desta sexta (14)

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.