O que é teatro renascentista?

Publicado em: 22/03/2021

Como o nome já se refere, o teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, do século XV até o início do XVII, tendo início na Itália, e se espalhando na sequencia pela Inglaterra, França e Espanha.

Devido ao declínio do teatro ligado à religião, o teatro medieval, o homem passou a ocupar o lugar central das tramas, até então ocupado por Deus e assuntos relacionados à igreja.

Suas principais características são: a linguagem coloquial, textos improvisados, caráter popular e o antropocentrismo humanista.

Foi no período do Renascimento que as companhias de artistas foram criadas, assim como os teatros privados e a venda de ingressos.

Entre os nomes mais importantes desse período estão: Nicolau Maquiavel, Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Molière, entre outros.

 




Relacionadas:

Notícias | 23/ 10/ 2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 10/ 2021

Leituras Modernistas celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna dentro de uma perspectiva crítica; conheça o projeto da SP!

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 10/ 2021

Agenda Cultural: as melhores dicas para seu fim de semana!

SAIBA MAIS