Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2022 é um sucesso; confira imagens exclusivas das montagens!

Publicado em: 13/07/2022 |

Foto: André Stefano

Na última terça-feira, 12, foi o encerramento da Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2022 dos estudantes do curso técnico em teatro da SP Escola de Teatro. O evento aconteceu nas duas unidades da instituição e apresentou ao público os frutos das pesquisas cênicas desenvolvidas ao longo do semestre.

Para o Módulo Verde, as apresentações aconteceram na sede Roosevelt da SP, durante o período da manhã. Já para o Módulo Azul, as montagens foram na sede Brás, no período da tarde. A mostra foi gratuita e aberta ao público , que saiu marcado e impactado com os projetos. Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Instituição, celebrou a exposição, ressaltando a importância da retomada presencial do evento:

“Neste semestre a Mostra de Experimentos tem um significado todo especial! Depois de 2 anos e meio, voltamos a ouvir os aplausos nas salas da Unidade Roosevelt e nos diversos espaços do prédio Brás. As resultantes das investigações além de compartilharem suas pesquisas cênicas acerca do Tema “Poéticas da Rua”, trouxeram consigo a ideia de resistência, de sobrevivência, apesar de tudo que vivemos neste país! Cada Experimento Cênico foi também um ato político, de amor, ao teatro!”

Estão abertas as inscrições para o Workshop gratuito “Da interpretação a Performação: Estudos sobre a contemporaneidade cênica”, com Mariana Senne; confira!

As poéticas de rua, material de estudo do primeiro semestre de 2022 no curso técnico da SP, trabalham questões relacionadas ao artista urbano e o seu lugar de ocupação/uso, que é a cidade. O assunto foi constantemente debatido e fundamentou as discussões desses últimos seis meses ao oferecer um rico material pedagógico e social que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção das apresentações. Em geral, os objetos de pesquisa investigados foram as vivências e produções artísticas de artistas como Efigênia Rolim, Helio Leites, Zé Bolo Flô, Berna Reale e Leonardo Scantbelruy, sendo a performatividade o foco para o Módulo Azul e a relação personagem/conflito para o Verde.

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

O núcleo A, do Módulo Verde, por exemplo, procurou trabalhar a relação entre o lixo presente nas ruas urbanas e a arte como maneira de subsistência, confira a sinopse do experimento intitulado “Aluga-se Uma Sentada ou uma no Joelho e outra Na”:

“Nas encruzilhadas da cidade, uma pilha de sacos de lixo entre a pizzaria e o metrô é o ponto de encontro de tensões e distensões entre um dono de pizzaria cidadão de bem; uma criança em situação de rua; uma artista em situação de rua que recicla para criar e viver; e um coletor de lixo. É a disputa do território; a assistência e controle social da rua; a fome e a inocência humanas; a arte como forma de sobrevivência se parindo resistência política em tempos de guerra. Sacos de lixo que afetam e são afetados, modificam-se diante dos conflitos existentes para conversar: há espaço para a mudança sentar conosco no tempo presente? ”

Já alguns estudantes do módulo azul, do núcleo 7, decidiram fazer uso do humor para expor a história, a estética, os sons, as reinvindicações e atual recorte socioeconômico da região do Brás em um experimento ‘intitulado Museu Ao Léu Aberto’. Confira o mote do projeto:

“Um museu ao ar livre no qual o teatro performativo desconstrói a imagem fria e institucionalizada que torna espaços culturais, por vezes, ambientes excludentes. O tema e as ações do MUSEU AO LÉU ABERTO foram elaborados a partir de derivas, entrevistas e observações feitas nas ruas do Brás.”

Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

No total, foram 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente, confira abaixo algumas fotos de como foram os experimentos:

Módulo Azul

Módulo Verde

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento