Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

Publicado em: 12/07/2022 |

Na última quarta-feira, 6, A Fundatec e a SP Escola de Teatro divulgaram o resultado final do Processo Seletivo para as turmas curso técnico do segundo semestre deste ano. Foram aprovados 100 estudantes, divididos em oito linhas de estudo; a lista completa dos aprovados pode ser conferida neste link.

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

O curso técnico de teatro oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As turmas têm duração de dois anos, e as aulas do curso técnico são presenciais, gratuitas e acontecem nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo.

Nesse contexto de celebração e recepção dos estudantes para essa nova fase, a SP Escola de Teatro deu voz aos aprovados para que desde o início fosse construída uma relação pautada na proximidade e compartilhamento mútuo. Portanto, a instituição disponibilizou um questionário, no qual os novos aprendizes contaram um pouco mais de si, refletiram mais sobre esse novo ciclo e partilharam os sentimentos que os atravessam nesse momento.

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação a Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Giovanna Piraino Prado, aprovada no curso técnico de Atuação da SP, afirma que pensar no corpo como um instrumento para um texto ganhar vida é fascinante. Segundo Giovanna, compreender, pensar e conhecer melhor essa ferramenta tão importante no trabalho do ator é essencial. Ela comenta quais são suas expectativas:

“Sempre fiquei muito focada no texto, na compreensão da história, em como poderia fazer o texto soar natural, mesmo que carregue diferentes entonações, vozes, mas o corpo é algo que ficou travado nesse processo. Espero aprender também técnicas de memorização e ter a possibilidade de trabalhar com diferentes tipos de direção.”

SP Música: atriz e cantora Letícia Soares faz show tributo a grande dama do jazz Ella Fitzgerald, na sede Roosevelt da instituição

Apaixonada pelo universo das artes cênicas, em seu relato, Giovanna também pontua a potência que acredita residir na arte:

“Eu acredito que a arte pode ser uma experiência sinestésica e o teatro, por ser algo único onde cada apresentação é um encontro que nunca vai se repetir, pode ser uma ferramenta fundamental de reconexão entre as pessoas. Isso diferencia o teatro de qualquer outra arte, mesmo que ele seja digital nesta era em que vivemos, ainda é possível criar encontros que nos fazem lembrar quem somos e o que é este planeta em que vivemos.”

Luciana Aline Ribeiro Silva, aprovada em dramaturgia, acredita que a oportunidade de estudar na SP se alinha muito com seus objetivos. Para a estudante, seu papel no mundo é narrar o tempo atual sem perder a conexão com o passado, para então, assegurar a existência de um futuro. Nesse sentido, Luciana pontua que a escrita é fundamental:

“Escrever é a garantia que tenho de não deixar o outro lado da história fenecer”.

A aprendiz ainda explica como acredita que a instituição e o curso de dramaturgia podem contribuir para sua trajetória:

“Estar na SP Escola de Teatro é mais uma chance a que me permito de dar continuidade ao caminho que escolhi para trilhar. Nasci palavra e estar nesta instituição de ensino, nesse momento é acumular novas palavras, aprender, entender como organizá-las de outras maneiras e comungá-las depois”, comenta Luciana.

Aprovada em Cenografia e Figurino, Mikaella Gomes Rodrigues nos conta que tem a pretensão de utilizar os meios artísticos para ir de encontro ao que é posto à margem da sociedade. Segundo a estudante, não existe lugar para o impossível e poder estar na SP Escola de Teatro reitera isso:

“Para mim, estar na SP é ocupar um lugar que as que vieram antes de mim não puderam, é a certeza do possível dentro de um sistema que nos diz que tudo é impossível, é sobretudo o começo.”

Confira o relato dos outros aprendizes aprovados no site ->

Quem é quem: conheça os novos estudantes da SP Escola de Teatro !

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro