Estão abertas as inscrições para o Workshop gratuito “Da interpretação a Performação: Estudos sobre a contemporaneidade cênica”, com Mariana Senne; confira!

Publicado em: 12/07/2022 |

Até o dia 25 de julho, a SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para o Workshop gratuito “Da interpretação a Performação: Estudos sobre a contemporaneidade cênica”, que será ministrado por Mariana Senne, renomada artista e pesquisadora. A oficina acontece na unidade Brás da instituição, nos dias 28 e 29 de julho, quinta e sexta, das 14h30 às 18h30. Para participar basta ser maior de 18 anos e preencher o formulário disponível no site da escola.

Sol Faganello, artista egressa da SP, é destaque em peça inspirada em texto de Strindberg, com estreia em julho

O curso pretende refletir sobre a ideia de interpretação cênica na contemporaneidade de forma prática e teórica, assim como compartilhar metodologias e práticas que misturam a ideia de interpretação com performação e vice-versa. Além disso, um dos objetivos é o de promover um ambiente de experimentação aos estudantes; serão feitos exercícios diversos, colocando os participantes em um verdadeiro laboratório cênico.

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação a Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Mariana, que é mestre pela DAS Theatre – Academy of Theatre and Dance, em Amsterdam, explica melhor o foco do curso e como pretende trabalhar a temática nas aulas:

“Vivemos em tempos de uma sociedade do espetáculo, em que tudo virou representação. As redes socias apresentam ficções, quase sempre num formato fake de vida real, curtimos, comentamos e nos relacionamos a todo momento com essas representações, criando nós mesmos (nessa interação), outras ficções. Mas se tudo é representação, o que restou ao campo teatral? Qual o papel do intérprete nessa sociedade do espetáculo? Percebendo que estamos vivendo uma exaustão do drama e uma agonia do teatro pós-dramático (preso sobretudo aos clichês do anti-teatro). Tenho o desejo, como pesquisadora da cena, de experimentar exercícios junto a atores que queiram testar os limites do teatro contemporâneo e seu flerte com as artes performáticas. A improvisação, a performatividade do aqui e agora, o gesto performático, um corpo que pensa em voz alta e a contextualização do trabalho de criação com a história, no sentido de HerStorie.”

Mariana Senne

Mariana Senne reside em Berlim há alguns anos, tem trabalhado em colaboração com diferentes artistas da cena livre na Europa, acumulando diversas experiências, conhecimentos, frustrações e inquietações em como criar na contemporaneidade. Em 2021 ela concluiu o prestigiado mestrado Das Arts em Amsterdam, onde teve a possibilidade de organizar, formatar e definir metodologias e modos de abordagem na interpretação teatral. São precisamente essas práticas que Mariana pretende compartilhar junto a interessados em questões do teatro contemporâneo. Pilares centrais desse encontro serão: IMPROVISAÇÃO (como motor inicial e final da criação), o trabalho com a HISTÓRIA (no sentido de HERSTORIE), PERFORMATIVIDADE DO AQUI E AGORA (entre a interpretação e a performação), a noção de GESTO PERFORMATIVO (como meio de seleção e criação de materiais cênicos) e finalmente UM CORPO QUE PENSA EM VOZ ALTA (como o centro pulsante da criação).

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL