Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

Publicado em: 11/07/2022 |

No mês de julho, acontece a exibição do filme Medida Provisória, uma das maiores bilheterias nacionais de 2022, para 75 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa. A ação é fruto de uma parceria entre a entidade, o Cine Satyros Bijou e a SP Escola de Teatro. Um dos objetivos do projeto é incluir os adolescentes no cenário cultural brasileiro, buscando também fomentar neles um interesse pela área artística.

SP Música: atriz e cantora Letícia Soares faz show tributo a grande dama do jazz Ella Fitzgerald, na sede Roosevelt da instituição

Dirigido por Lázaro Ramos, Medida Provisória é uma adaptação da peça teatral Namíbia, Não!, escrita por Aldri Anunciação. A história da trama é ambientada num Brasil distópico, no qual é proposta uma ‘medida provisória’ que sugere à população negra voltar à África, para que essas pessoas se reconectem com suas raízes. No entanto, na realidade, tal medida acaba se mostrando compulsória, revelando o desejo oculto e racista de uma política de ‘higienização social’ disfarçada de reparação histórica. Nesse sentido, o público acompanha a resistência e luta do casal Antônio (Alfred Enoch) e Capitu (Taís Araújo), e de seu amigo André (Seu Jorge), contra os esforços do governo em efetivar a medida. Assim, o filme propõe reflexões sociais acerca de temas atuais e urgentes para nossa realidade.

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

Em 2022, o Programa Oportunidades, em parceria com outros setores da instituição tem promovido ações afim que dialoguem não apenas com o território entorno das unidades Roosevelt e Brás da SP Escola de Teatro, como também espaços culturais, escolas e instituições diversas da cidade de São Paulo. O programa tem estabelecido relações com algumas organizações com o objetivo de realizar oficinas e atividades diversas que incentivem o exercício artístico. Nesse quadro, no mês de julho, a Fundação Casa do Brás receberá oficinas gratuitas de Circo e Hip Hop, que serão ministradas por estudantes da SP, a iniciativa pretende expandir os horizontes e mostrar novas possibilidades para os meninos que integram a Fundação.

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação a Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Nesse contexto, João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades da SP, setor que participa da ação, explica a importância da iniciativa:

“Essa parceria com o Cine Bijou é muito relevante para a Escola. No trabalho de se articular com o território, entramos em contato com a Fundação e, a partir daí, construímos projetos e atividades para estreitar laços e com o intuito de realizar um trabalho artístico duradouro com os jovens de lá. Portanto, a exibição do filme no Bijou será muito significativa, pois possibilitará aos jovens, que cumprem pena, acesso às produções audiovisuais da atualidade e também ao circuito cultural da cidade. Estamos muitos felizes com a parceria!”

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia