Marcos Abranches e Cia. Vidança apresentam “Avessos” na SP Escola de Teatro

Publicado em: 01/12/2014 |

O bailarino e coreógrafo Marcos Abranches e sua Cia. Vidança apresentarão o espetáculo “Avessos” na SP Escola de Teatro– Centro de Formação das Artes do Palco, com sessões nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita.

Dirigida por Marcos Abranches e Juliano Vendemiatti, a obra foi criada a partir de uma pesquisa do grupo acerca da matéria expressiva na dança e na área audiovisual, desenvolvida durante residência artística na Escola.

“Avessos” (Foto: Divulgação)

Um pensamento do filósofo francês Henri Bergson norteia a obra: “Tudo se passa como se, nesse conjunto de imagens que chamo universo, nada se pudesse produzir de realmente novo a não ser por intermédio de certas imagens particulares, cujo modelo me é fornecido por meu corpo”.

Marcos Abranches

Marcos Abranches é bailarino e coreógrafo, portador de deficiência física (paralisia cerebral). Em 2003, integrou-se à Cia FAR 15, atuou nos espetáculos “Senhor dos anjos”; “Jardim de Tântalo” e “Metamorfose de Franz Kafka”, todos coreografados e dirigidos por Sandro Borelli e Sônia Soares. Incentivado por Phillipe Gemet, desenvolveu um trabalho coreográfico com mais duas bailarinas e fundou a Cia. Vidança, apresentando a peça “D…Equilíbrio”, que posteriormente se transformou em um solo, que já fez mais de 100 apresentações.

Participou do Kulturdifferenztans, em Colônia (Alemanha) e Crossings Dance Festival em Dusseldorf (Alemanha), apresentando “Via sem regra” sob direção de Gerda König. Em São Paulo, atuou na peça “Trem fantasma”, uma adaptação da obra “Navio fantasma”, de Wagner, dirigido por Christoph Schligensielf, o que lhe rendeu um convite para atuar (em 2008 e outubro de 2010) na ópera teatralizada “Vida e obra de Joana D’Arc”, no Deutsch Oper Berlin, dirigida por Christoph Schligensielf, um dos mais respeitados diretores de toda Europa.

Recentemente, apresentou seu espetáculo “Corpo sobre tela”, que passou por vários palcos do estado de São Paulo. Na SP Escola de Teatro, cumpriu residência artística e ministrou o workshop “Despertar do Corpo no Espaço”.

Ficha técnica:

Direção: Marcos Abranches e Juliano Vendemiatti

Dançarinos/Criadores: Marcos Abranches, Juliano Vendemiatti e Ale Bonovox

Música: Juliano Vendemiatti

Projeto de Iluminação: Cia. Vidança

Preparação corporal e colaboração artística: Luciana Beloli

Criação das Máscaras: Wander Rodrigues

Técnicos de Montagem: Walter Oliveira, Luana Fernandes, Ellen Soares

Fotografia: Gal Oppido, Giuliano Conti, Luciana Beloli

Criação e edição dos vídeos: Giuliano Conti

Figurinistas: Jessica Luposeli e Vitor Fernando

Artista convidado: Alfredo Nora

Produção: Cia. Vidança

Assistente de Produção: Mirian Juliana

Realização: SP Escola de Teatro

Apoio: Instituto Pinheiro

Agradecimentos: Dr. Plínio Mello, Lucia Hikake, Ivam Cabral, Elen Londero, Gustavo Ferreira, Margarete de Lara, equipe técnica da SP Escola de Teatro, D. Neusa Bonfiglioli e Luciane Bragalha.

“Avessos”

Quando: Dias 9, 10, 11 e 12/12, às 20h