Lilian Romanini Rammazzina

Publicado em: 15/11/2012 |

Ela nasceu na capital paulista, e logo aos 5 anos de idade, foi para Adamantina, no interior de São Paulo. O espaço que habitava, porém, ocupava apenas uma parte de sua imaginação. O restante era preenchido por vários outros pedaços do mapa-múndi.

Foi assim que Lilian Romanini Rammazzina, 29 anos, hoje assessora do departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, desenvolveu o gosto por conhecer outros países, culturas e idiomas. Aos 11, começou a estudar inglês. Aos 16, italiano e espanhol. Ainda teve tempo de enveredar pelo alemão.

Esse desejo precoce foi o grande responsável por fazê-la voltar para sua cidade natal e cursar Letras com Habilitação em Italiano na Universidade de São Paulo (USP). Durante e após terminar o tão almejado curso, Lilian deu aulas particulares de italiano e trabalhou como tradutora e intérprete.

Além da atração pelo aprendizado de outras línguas, a Itália sempre exerceu fascínio aos seus olhos. Descendente de italianos, ela se orgulha do sangue que corre em suas veias e se interessa por pesquisar coisas novas sobre o país, especialmente sobre sua arte.

“Gosto muito de pintura, principalmente de Caravaggio e artistas renascentistas. Na literatura, adoro os livros dos autores contemporâneos, como Andrea De Carlo e Beppe Severgnini”, observa.

Seguindo essa trilha, em 2009 ela ganhou uma bolsa de estudos da Universidade de Estrangeiros de Perugia, na Itália, para participar de um curso de aperfeiçoamento para professores de italiano no exterior. E, como não poderia deixar de ser, aproveitou e tirou um mês de férias para viajar e aproveitar a cidade, na segunda vez que pisava na “Velha Bota” – tinha feito uma visita em 2005.

Naquele mesmo ano, em agosto, surgiu uma oportunidade profissional que, ainda não sendo exatamente em sua área, a atraiu: ficou sabendo de uma vaga para trabalhar como assistente da Diretoria na SP Escola de Teatro. E deu certo. Passados alguns meses no cargo, passou ao departamento de Comunicação e Ideias, como analista de comunicação.

Em maio de 2011, começou a trabalhar na Extensão Cultural da Instituição, onde está até hoje. “Faço a mediação e edição do Bate-Papo Online (chat virtual realizado no portal às quintas-feiras), organizo as mesas de discussão e os cursos oferecidos – junto aos orientadores –, entro em contato com os palestrantes convidados etc.”, comenta, sobre suas funções.

Fora da Escola, Lilian gosta de ir ao cinema e às aulas de pilates, dentre outras atividades físicas. Mas sua grande paixão mesmo é viajar. “Adoro viajar. Já fui para a Alemanha, França, Escócia, Noruega, Espanha e morei em Londres por um ano, em 2008.”

Depois de sua entrada na Escola, segundo ela, o sonho de viver viajando ficou ainda mais forte. “Com a experiência que adquiri aqui, percebi que esses países poderiam contribuir para ampliar meu conhecimento na área de cultura, na qual pretendo seguir, atuando como produtora em eventos culturais. O contato com as pessoas me agrada muito.”

Texto: Felipe Del

Grande Elenco | 13/ 06/ 2013