Johana Albuquerque

Publicado em: 21/06/2013

“Processos criativos na direção teatral” é o tema sobre o qual a atriz, diretora e pesquisadora Johana Albuquerque vai abordar no Bate-Papo Online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta sexta-feira (21), às 16h, aqui no portal.

 

No encontro virtual, serão discutidos temas como: a experiência prática e teórica de Johana no teatro; questões sobre a sua última montagem – a adaptação de “O casamento”, romance homônimo de Nelson Rodrigues, junto à sua companhia, a Bendita Trupe; os trabalhos anteriores do grupo, e a elaboração e construção da Enciclopédia Teatro Itaú Cultural.

 

Johana Albuquerque é a convidada do próximo Bate-Papo Online (Foto: Divulgação)

 

Sobre Johana Albuquerque
Formada como atriz pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL-RJ), tem bacharelado em direção teatral pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre pela UNI-RIO e doutora também pela ECA-USP. 

 

Desenvolve um trabalho de encenação voltado para jovens autores contemporâneos brasileiros. Tem como linha de pesquisa a criação de espetáculos em processo colaborativo, baseada em fontes documentais; linguagem cômica, crítica e mordaz, voltada aos problemas endêmicos do Brasil contemporâneo.

 

Dirige a companhia Bendita Trupe, que criou, entre outros, “Os collegas”, “Miserê bandalha – um estudo sobre cidadania ultrajada e marginalidade”, “Assembleia dos bichos”, “Estrada” e “O tesouro de Balacobaco”.

 

Em 2009, encena seu primeiro espetáculo para jovens, “Espiral do tempo”. No ano seguinte, dirige “Piedade”. Em 2013, Johana adapta e encena “O casamento”, romance homônimo de Nelson Rodrigues, numa parceria da Bendita Trupe com o Teatro Promíscuo, grupo de Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. 

 

Também pesquisadora teatral, Johana foi a proponente e coordenadora e, posteriormente, consultora da Enciclopédia de Teatro Brasileiro do Itaú Cultural, projeto inicialmente concebido pelo crítico carioca Yan Michalski, e hoje disponível para consulta on-line, no site da instituição.

 

Serviço

Bate-Papo Online: Johana Albuquerque

Tema: “Processos criativos na direção teatral”

Quando: Sexta-feira (21), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS