Ivam Cabral, diretor executivo da SP, é destaque na agenda Tarsila e celebra as ações da escola para o centenário de 22

Publicado em: 09/02/2022 |

Nesta quarta-feira, 9, o diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral foi destaque no site da Agenda Tarsila, iniciativa da Sec. de Cultura e Economia Criativa do Gov. de São Paulo para promover o centenário da Semana de Arte de 1922. A plataforma entrevistou o ator, que é também dramaturgo, professor e cofundador da histórica Cia de teatro Os Satyros, e na conversa ele contou um pouco da trajetória da Escola e das ações que foram realizadas na instituição para celebrar esse marco histórico importante.

A relação entre a SP Escola de Teatro e o modernismo é extensa, vai além da preocupação da instituição em comemorar e relembrar um momento tão importante para a história nacional. O prédio onde hoje fica a sede Brás da instituição já foi a antiga Escola Normal do Brás, onde estudou Patrícia Galvão, a Pagu, uma das grandes herdeiras e expoentes da arte moderna.

Show Novas Pagus celebra legado feminista da Semana de 22 com tributo a Elza Soares e Rita Lee

Ivam revela e explica algumas das muitas atividades comemorativas que ocorreram em decorrência da efeméride, muitas das ações tiveram início ainda em 2021, mas continuam esse ano a todo vapor, com a exposição Universo Pagu (Brás) e o show Novas Pagus (Roosevelt).

Além disso, o modernismo e suas reverberações na atualidade foram o eixo principal da discussão pedagógica do curso técnico em teatro do segundo semestre de 2021.

É Hoje! Anná, Maíra Baldaia e Azzula são as estrelas do Show Novas Pagus, celebração dos 100 anos da Semana de 1922 na SP Escola de Teatro

“Trouxemos a Semana para dentro da sala de aula. Não foi só um trabalho em paralelo ou auxiliar. Durante o segundo semestre inteiro os modernistas foram pesquisados à exaustão por todos nossos 400 alunos através de experimentos. E a nossa escola não é só de atores. É a primeira escola neste modelo na América Latina, que trabalha várias artes do palco. Além de cenário e figurino, temos iluminação, sonoplastia, dramaturgia, humor, direção e atuação. Todas essas áreas deram contribuição não só à exposição (Universo Pagu) que está aberta, mas aos experimentos que foram mostrados o ano todo. Lá tem todo um trabalho de som, de iluminação. A ambientação é bastante importante, diria até que é uma experiência sensorial a visita, e vários estudantes estiveram presentes na construção deste trabalho.”

Secretaria de Cultura do Gov. de São Paulo anuncia novos projetos do Programa Modernismo Hoje e celebra ações do centenário de 1922

Sobre a exposição, em cartaz na sede Brás até o dia 28 de fevereiro, Ivam ressalta a importância desse prédio para a cidade de São Paulo e como sediar o evento nela foi fundamental para trazer esse resgate histórico do espaço como um expoente do modernismo. “Tivemos ali muitas estudantes famosas, como Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e a Pagu. (…)Quisemos reproduzir uma sala de aula da época que a Pagu esteve lá. (…) É um prédio, aliás, muito bonito, com uma arquitetura especial e a exposição está bem bacana! Ela saiu de dentro das nossas salas de trabalho, foi coordenada pelo nosso formador de cenografia e figurino, que é o J.C. Serroni, e com as assistentes dele, Viviane Ramos Telumi Helen, e o resultado é muito bacana.”

Confira a entrevista completa com Ivam Cabral AQUI

Agenda Tarsila

A agenda Tarsila reúne cerca de 500 atividades online e presenciais das instituições públicas e da sociedade civil, além de um vasto conteúdo relacionado ao tema modernismo, e foi iniciada em setembro. Até o momento, o portal tem 100 mil usuários únicos compilados e 9 milhões de usuários alcançados em redes sociais.

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia