Secretaria de Cultura do Gov. de São Paulo anuncia novos projetos do Programa Modernismo Hoje e celebra ações do centenário de 1922

Publicado em: 08/02/2022 |

Nesta terça-feira, 8, o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, anunciou a jornalistas e gestores culturais as próximas atividades do Programa Modernismo hoje, que comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com a Secretaria de Turismo e Viagens e reúne cerca de 270 atividades culturais das instituições do Estado, quase 70% delas já foram realizadas e 84 ainda estão por vir. O investimento total foi de R$ 50 milhões, e foram articulados 4 eixos principais: programação cultural, Agenda Tarsila, Fomento a projetos de Articulação institucional. O evento aconteceu na Pinacoteca de São Paulo, no coração da capital paulista.

Os destaques de 2022 ficam por conta de Modernismo. Destaques do Acervo, na Pinacoteca  (13 de janeiro a 20 de dezembro), com 134 obras de artistas modernistas que fazem parte do acervo do museu; a exposição O Atelier de Brecheret, no Museu Catavento, sobre a vida e a obra de Victor Brecheret (10 de fevereiro a 31 de março de 2022), a mostra Pilares de 22, no Memorial da América Latina, com caricaturas de artistas brasileiros que influenciaram o modernismo na América Latina (13 de fevereiro a 13 de abril), a exposição Esse Extraordinário Mário de Andrade, no Museu Afro Brasil (25 de fevereiro a 30 de junho), e a projeção mapeada 100 anos de Modernismo / São Paulo celebra a Semana de 22, do Estúdio Bijari, na fachada do Palácio dos Bandeirantes (13 a 17 de fevereiro).

100 anos da semana de 22: A emoção estética na arte moderna, de Graça Aranha

A partir de abril, estão previstas a inauguração da exposição A Arte Sacra dos Modernistas no Museu de Arte Sacra de São Paulo, com obras de artistas modernistas criadas a partir da religiosidade e da fé; da galeria multimídia do Museu Casa de Portinari (Brodowski, interior de SP), apresentando as obras de Candido Portinari reunidas em seu Catálogo Raisonné, e da mostra multimídia e interativa “100 Anos Modernos” no MIS, com curadoria de Marcello Dantas.

“É fundamental afirmar a potência e o caráter transformador da arte e da cultura”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “O Programa Modernismo Hoje traz a Semana de Arte Moderna, um patrimônio do Brasil, para a agenda da sociedade para que as pessoas conheçam e interajam com o tema. Também queremos deixar um legado, como a nova Casa Mário de Andrade.”

Outro projeto que será inaugurado até dezembro deste ano é a ampliação da Casa Mário de Andrade, museu que foi casa do grande escritor modernista na Barra Funda, zona oeste da capital. O local deve sediar um complexo sobre o modernismo, com áreas expositivas, núcleo educativo, sala multimídia e acervo. No investimento de R$ 8,6 milhões, está prevista ainda a construção de um auditório com 80 lugares, café e loja.

Sede Roosevelt é palco de mais um grande lançamento do selo Lucias: livro A DIGNA 10 Anos; veja como foi!

‘Modernismo. Destaques do acervo’ da Pinacoteca’ foi apresentada em visita guiada logo após o anuncio da programação.  São 134 trabalhos obras do museu ligadas ao tema, entre pinturas históricas, como ‘Amigos’, de Di Cavalcanti, ‘Antropofagia’ e ‘São Paulo’, de Tarsila do Amaral; ‘Auto-retrato’ e ‘Portadora de Perfume’, de Victor Brecheret; ‘Bananal’, de Lasar Segalli; ‘Casal na varanda’, de Cícero Dias e ‘Dois Irmãos’, de Ismael Nery.

Na programação virtual, a plataforma #CulturaEmCasa vai contar a história dos modernistas por meio de uma projeção mapeada na fachada do Palácio dos Bandeirantes. Também será possível assistir, de 13 a 19 de fevereiro, ao vivo, as projeções na própria sede do Governo de São Paulo. As projeções envolvem imagens de importantes ícones do modernismo – com iconografia, obras e alegorias inspiradas na produção artística da época.

“Nós aqui somos militantes da arte, cultura, inteligência, informação e conhecimento” Comentou Sérgio Sá Leitão. “Trabalhamos para difundir isso, então desde o início nós considerávamos que essa era uma dimensão importante, quer dizer, que essa celebração do bicentenário da independência, que é o que faremos no segundo semestre, e também da celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, que essas duas celebrações não ficassem restritas ao círculo dos artistas, dos intelectuais e dos acadêmicos. Desde o início essa foi uma das premissas da construção dessa programação, que nós tivéssemos atrações e atividades capazes de mobilizar um grande número de cidadãos e cidadãos”. O secretário também comentou de suas expectativas sobre os novos projetos “Esperamos que tenha um público muito grande, nós esperamos que desperte um interesse das pessoas para além daquelas que normalmente já são interessadas em arte e cultura.”

Agenda Tarsila e fomento

Plataforma que reúne 500 atividades online e presenciais das instituições públicas e da sociedade civil, além de um vasto conteúdo relacionado ao tema modernismo, a Agenda Tarsila foi iniciada em 9/2021. Até o momento, o portal tem 100 mil usuários únicos compilados e 9 milhões de usuários alcançados em redes sociais.

No eixo Fomento, o ProAC Editais 2021 R$ investiu 1,5 milhão para um edital específico destinado a projetos relacionados ao tema modernismo. Foram 494 projetos inscritos 16 selecionados (10 do interior e 6 da capital).

Confira as imagens do evento:

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”