Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

Publicado em: 31/03/2022 |

Daniel Pires, estudante de atuação da SP, convida a todes, todas e todos para assistirem à estreia da peça Infinitivo, veiculada digitalmente nesta sexta-feira, 1º de abril, às 18h. A transmissão acontece no site e nas redes sociais da Indelicada Cia. Teatral, grupo que promove o evento. A temática do experimento cênico reúne grandes expoentes da literatura brasileira, como Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Albert Camus. A partir de fragmentos poéticos desses autores, será questionada a arte polifônica e o papel do dramaturgo em seu processo criativo. O espetáculo é gratuito e será disponibilizado com versão em libras no dia 8 de abril, sexta-feira, no canal do Youtube do grupo.

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

Na dramaturgia do espetáculo, é trabalhado o caráter ‘work in progress’ da polifonia, uma lógica que consiste na soma das muitas vozes presentes ao redor do ambiente. O estudante Daniel Pires explica mais de como funciona essa técnica:

“A polifonia é construída com nossa experiência individual, mas totalmente conectada às múltiplas experiências coletivas, espalhadas por vários cantos. Essas vozes são de sujeitos que são traduzidos e colocados em visibilidade por nós atores e pelo trabalho de João Bosco Amaral, dramaturgo e diretor da montagem. Isso vai ao encontro às vozes de Pessoa, Camus e Lispector, além daqueles artistas/performers que nos inspiram em nosso trabalho com a videoarte, como Joseph Beuys, Bill Viola e Robert Wilson”.

Abel Xavier, artista docente da SP Escola de Teatro, é destaque em peça sobre lugares e histórias da América Latina

Assim, foi sendo construído um trabalho em grupo, no qual cada artista também ocupa o papel de criador e interfere ao longo do processo. Os atores participaram ativamente da concepção poética do experimente cênico, escolhendo textos e dados biográficos para dar corpo a matéria narrativa. A interação e observação com o universo em que cada artista-criador estava inserido foi um condutor das ações performáticas. De maneira que os atores foram afetados por essas experiências sensoriais em cada espaço-tempo, para criação de novas histórias, imagens e personagens, emprestando seus olhares para o compartilhamento dessa experiência com o público. O diretor João Bosco Amaral afirma que a intenção do projeto é despertar uma postura ativa no espectador, de maneira a eles próprios darem uma ordem aquele caos poético:

“As pessoas definirão a ordem e os diferentes sentidos – sensoriais ou enquanto semiologia das experiências vivenciadas – que desejam para cada cena/performance. Assim, o público poderá definir a dramaturgia do experimento cênico na totalidade, escolhendo o áudio para o vídeo que quiser, seguindo ou não as orientações textuais que lhe foram destinadas. E poderá também experimentar apenas isoladamente ou mesmo nos momentos do encontro”.

Sec. de Cultura e Economia Criativa lança projeto que mobilizará R$ 44 milhões para o setor artístico

Sinopse
Infinitivo é uma experiência cênica imersiva em multiplataformas, e com diferentes linguagens artísticas, em uma obra de arte polifônica. O espectador, em diferentes contextos e momentos, deve por ordem ao “caos” assistindo/ouvindo/lendo a tudo e ainda se tornar co-criador dessa dramaturgia work in progress.

Ficha Técnica
Diretor e Dramaturgista: João Bosco Amaral. Artistas-criadores: Daniel Pires, Ricardo Fiuza e Sol Silveira. Trilha sonora original e Montagem: Lino Calaça. Produção Executiva: Daniel Pires. Comunicação:Bricolagem Produções. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Identidade visual e projeto gráfico:Mayllon Oliveira, João Paulo Falcão e Renan Pinheiro.

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos de Teatro – Concurso nº 09/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal

INFINITIVO
Sessões ao vivo:
Dias 1º de abril, às 18h.
Dias 2 e 3 de abril, às 16h e às 18h.
Apresentações ao vivo acontecem via YouTube: youtube.com/c/IndelicadaCiaTeatral

Disponibilização da versão com tradução em LIBRAS no canal do YouTube:
Dia 8 de abril, sexta-feira, às 16h.

Disponibilização da versão com audiodescrição no canal do YouTube:
Dia 8 de abril, sexta-feira, às 18h.

Ingressos: Grátis
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 40 minutos.

Outras plataformas com fragmentos do espetáculo:
Site da companhia: indelicada.com/
Spotify: página “Infinitivo”, clique aqui para abrir

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado no dia 27 de março

Notícias | 27/ 03/ 2024

Veja como foi a mesa “Marketing Cultural e Redes Sociais no Teatro”

Notícias | 26/ 03/ 2024

Fernanda Stefanski estreia “Véspera” no Teatro Arthur Azevedo