Cineclube SP Alma no Olho estreia na sede Roosevelt com curta sobre suicídio entre as pessoas trans

Publicado em: 06/05/2022 |

Sempre às segundas, às 20h, na sala R4 da unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, a partir do próximo dia 9 de maio, acontece o Cineclube SP Alma no Olho!

Essa é uma iniciativa do Programa Oportunidades e da Biblioteca da instituição, com o objetivo de incentivar o cinema nacional e independente,  a ação promove a exibição de filmes diversos que tratam de temas importantes, e após cada sessão acontece um bate-papo especial com a equipe do evento.

TBT – Relembre a palestra de Mariana Lima na SP Escola de Teatro em 2013

A primeira temporada do projeto vai até dia 18 julho e a obra que abre a programação é o sensível curta Preciso Dizer Que Te Amo, documentário de Deniell Lunan Bircol, estudante da SP Escola de Teatro!

Com direção e roteiro de Ariel Nobre, o filme retrata a relação de jovens trans com o corpo, com a vida e com o sagrado, utilizando para isso o estilo documentário. Dentre as temáticas tratadas estão a resiliência e a luta contra o suicídio, problemática recorrente entre pessoas trans. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), com base nos dados de uma pesquisa realizada em 2018, 42% da população trans já tentou suicídio, dentre os homens trans 85,7 % já pensaram ou tentaram se matar. Além disso, o curta é autobiográfico e conta um pouco da trajetória de vida de amigos, assim como seus processos de auto-reconhecimento e aceitação no meio familiar e social. Segundo a produção, o filme tem como objetivo despertar um turbilhão de sentimentos no público:

“É uma obra que mistura poesias e emoções para que possamos sentir um pouco de suas mais íntimas sensações.”

Daniel Mazzarolo, ator brasileiro e parceiro da SP, estrela espetáculo em Nova York sobre a opressão das mulheres trabalhadoras no início do século XX

O curta foi lançado em 2018 e já participou de muitos eventos, como o Festival Curta Brasília (2018); Festival Internacional do Rio (2018); Mostra de Tiradentes (2019); Transcreen (2018); em Amsterdã; Hamburg Int Film Festival (2019), na Alemanha; Festival Internacional Mix Brasil (2018); Festival Internacional de Curta de BH (2019); Edición de Festival Cine Navarra (2020), na Espanha; Festival Internacional Audiovisual Curta o Gênero (2019); Cabíria Festival (2019).

Além disso, foi indicado à prêmios importantes, como o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro (2019); Favoritos do Público, no Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo (2018); Melhor Filme, na Goiânia Mostra Curtas (2019); Prêmio Especial Marielle Franco em Direitos Humanos, no Festival Lugar de Mulher é no Cinema (2019); Prêmio no Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (2019).

Além do documentário, também será exibido o filme Paradoxo,  uma ficção em que o cenário é uma São Paulo distópica, que vive uma crise econômica após um golpe de estado financiado pela elite do país. Com esse novo governo, a tecnologia industrial avança rapidamente com o objetivo de reduzir despesas dos grandes empresários, mas o corte brusco dos trabalhos mecânicos dispara a taxa de desemprego entre a classe trabalhadora e aumenta o número de pessoas vivendo na miséria e em situação de rua no centro da capital paulista.  Nesse contexto, é apresentada a história de Íris, uma jovem que recentemente perdeu o emprego e moradia e agora vive em situação de rua. Traumatizada com a realidade cruel das ruas, ela decide aceitar o convite para viver em uma comuna alternativa no interior de São Paulo, que promete abrigo e bem – estar para a população desabrigada. Mas, ao entrar na comunidade, será posta a situações que irão colocar à prova a sua sanidade mental e os seus valores éticos.

Cia. Palhaçaria promove ciclo de diálogos sobre protagonismo feminino e negro na comédia e no circo

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Oportunidades. Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana. A principal ação do Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para estudantes em formação e egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Ficha Técnica Preciso Dizer que Te Amo:

Preciso Dizer que Te Amo apresenta:
Aretha Sadick, Ariel Nobre, Deniell Bircol e Yago Neres.
Narração – Renata Carvalho

Direção e Roteiro: Ariel Nobre
Produtora Executiva – Bruna Lessa – Bruta Flor Filmes
Montagem- Eduardo Aquino
Trilha sonora, mixagem e masterização – Joana Flor
Fotografia – Cacá Bernardes
Drone – Solon Rodrigues
Direção de arte – Rodrigo Abreu
Preparação Corporal – Ticiano Lima de Souza
Beleza – Carlos Rosa
Making Off – João Bertholini
Design – Victor di Lorenzo
Figurino – Fernanda Silva (Coletivo Trans Sol ), Original Favela.
Finalização de cor – Pablo Ferreira.
Elenco veste: Alexandre Heberte, Estúdio Artii, Original Favela e Luz del Fuego.

Ficha Técnica Paradoxo:

Guarda: Gustavo Ayres
Figurantes: Giovanna Colla, Murilo Amaral e Guilherme muchiutti

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt