EN | ES

Cia. Palhaçaria promove ciclo de diálogos sobre protagonismo feminino e negro na comédia e no circo

Publicado em: 04/05/2022 |

Na próxima sexta-feira, 6, às 19h30, acontece o primeiro bate-papo do Ciclo de Diálogos promovido pela Cia. Palhaçaria de São José do Rio Preto. A iniciativa faz parte do estudo e pesquisa cênica da peça E o Palhaço o Que É?, que tem estreia prevista para o fim de outubro. O tema que conduz as discussões é “O protagonismo feminino e negro no humor e palhaçaria”, e no primeiro encontro serão convidadas as artistas Lilyan Teles e Ana Luiza Bellacosta para falar da relação da maternidade com palco. O público pode acompanhar a conversa ao vivo pela transmissão no canal do Youtube do coletivo (link).

Leandro Vieira, estudante da SP, estreia na direção de movimento em Em Busca de Judith, novo espetáculo em cartaz no Itaú Cultural

E o Palhaço o Que É? trará uma história baseada na biografia da primeira mulher negra e palhaça do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, uma das pioneiras no ramo do humor que abriu espaços importantes de protagonismo nos ‘picadeiros’. Maria performava como o palhaço Xamego e se tornou um símbolo na história da palhaçaria brasileira negra e feminina. Em função disso, foram convidados para conversar com o público artistas e pesquisadores negros referências no ramo humorístico.

As participantes da ação no dia 6, sexta-feira, atuam ativamente na área, Ana Luiza Bellacosta estuda a revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor e na palhaçaria, já Lilyan Teles é palhaça, cantora, artista educadora e escritora. O projeto acontecerá sempre às terças e quartas até o dia 15 de maio, Mariana Gabriel, neta de Maria Eliza (Xamego), diretora do documentário Minha Avó Era Palhaço; Miriam Vieira, diretora do espetáculo Benjamim de Oliveira; Heraldo Firmino, fundador da Cia Baitacã e membro da ONG Doutores da Alegria; e Kindumbo da Cunha, músico e ativista angolano, marcam presença nos outros dias do evento.

Coletivo Mojubá, criado na SP, apresenta novo espetáculo Dança Além dos Muros neste final de semana

A idealizadora e protagonista do projeto E o palhaço o Que É?, Gisele Lançoni, afirma que essa pesquisa já se desenvolve há 7 anos e faz parte de sua trajetória pessoal como comediante negra. Ela comenta a importância da representatividade, e do reconhecimento de artistas como Maria Eliza para gerações futuras:

“Essa obra é uma vitória e dar vida a essa personagem e luz à história de Maria Eliza é necessário para que mais Giseles e Marias e Anas e Lylians e Marianas e Miriams e Heraldos e Linaldos e Kindumbos, artistas pretos de excelência presentes nesse projeto, surjam e se orgulhem de suas origens, de seus antepassados e de contar suas histórias.”

Veja como foi a passagem de Patricio Ruiz, premiado dramaturgo argentino, pela SP Escola de Teatro




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS