SP Escola de Teatro

Cineclube SP Alma no Olho estreia na sede Roosevelt com curta sobre suicídio entre as pessoas trans

Sempre às segundas, às 20h, na sala R4 da unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, a partir do próximo dia 9 de maio, acontece o Cineclube SP Alma no Olho!

Essa é uma iniciativa do Programa Oportunidades e da Biblioteca da instituição, com o objetivo de incentivar o cinema nacional e independente,  a ação promove a exibição de filmes diversos que tratam de temas importantes, e após cada sessão acontece um bate-papo especial com a equipe do evento.

TBT – Relembre a palestra de Mariana Lima na SP Escola de Teatro em 2013

A primeira temporada do projeto vai até dia 18 julho e a obra que abre a programação é o sensível curta Preciso Dizer Que Te Amo, documentário de Deniell Lunan Bircol, estudante da SP Escola de Teatro!

Com direção e roteiro de Ariel Nobre, o filme retrata a relação de jovens trans com o corpo, com a vida e com o sagrado, utilizando para isso o estilo documentário. Dentre as temáticas tratadas estão a resiliência e a luta contra o suicídio, problemática recorrente entre pessoas trans. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), com base nos dados de uma pesquisa realizada em 2018, 42% da população trans já tentou suicídio, dentre os homens trans 85,7 % já pensaram ou tentaram se matar. Além disso, o curta é autobiográfico e conta um pouco da trajetória de vida de amigos, assim como seus processos de auto-reconhecimento e aceitação no meio familiar e social. Segundo a produção, o filme tem como objetivo despertar um turbilhão de sentimentos no público:

“É uma obra que mistura poesias e emoções para que possamos sentir um pouco de suas mais íntimas sensações.”

Daniel Mazzarolo, ator brasileiro e parceiro da SP, estrela espetáculo em Nova York sobre a opressão das mulheres trabalhadoras no início do século XX

O curta foi lançado em 2018 e já participou de muitos eventos, como o Festival Curta Brasília (2018); Festival Internacional do Rio (2018); Mostra de Tiradentes (2019); Transcreen (2018); em Amsterdã; Hamburg Int Film Festival (2019), na Alemanha; Festival Internacional Mix Brasil (2018); Festival Internacional de Curta de BH (2019); Edición de Festival Cine Navarra (2020), na Espanha; Festival Internacional Audiovisual Curta o Gênero (2019); Cabíria Festival (2019).

Além disso, foi indicado à prêmios importantes, como o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro (2019); Favoritos do Público, no Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo (2018); Melhor Filme, na Goiânia Mostra Curtas (2019); Prêmio Especial Marielle Franco em Direitos Humanos, no Festival Lugar de Mulher é no Cinema (2019); Prêmio no Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (2019).

Além do documentário, também será exibido o filme Paradoxo,  uma ficção em que o cenário é uma São Paulo distópica, que vive uma crise econômica após um golpe de estado financiado pela elite do país. Com esse novo governo, a tecnologia industrial avança rapidamente com o objetivo de reduzir despesas dos grandes empresários, mas o corte brusco dos trabalhos mecânicos dispara a taxa de desemprego entre a classe trabalhadora e aumenta o número de pessoas vivendo na miséria e em situação de rua no centro da capital paulista.  Nesse contexto, é apresentada a história de Íris, uma jovem que recentemente perdeu o emprego e moradia e agora vive em situação de rua. Traumatizada com a realidade cruel das ruas, ela decide aceitar o convite para viver em uma comuna alternativa no interior de São Paulo, que promete abrigo e bem – estar para a população desabrigada. Mas, ao entrar na comunidade, será posta a situações que irão colocar à prova a sua sanidade mental e os seus valores éticos.

Cia. Palhaçaria promove ciclo de diálogos sobre protagonismo feminino e negro na comédia e no circo

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Oportunidades. Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana. A principal ação do Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para estudantes em formação e egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Ficha Técnica Preciso Dizer que Te Amo:

Preciso Dizer que Te Amo apresenta:
Aretha Sadick, Ariel Nobre, Deniell Bircol e Yago Neres.
Narração – Renata Carvalho

Direção e Roteiro: Ariel Nobre
Produtora Executiva – Bruna Lessa – Bruta Flor Filmes
Montagem- Eduardo Aquino
Trilha sonora, mixagem e masterização – Joana Flor
Fotografia – Cacá Bernardes
Drone – Solon Rodrigues
Direção de arte – Rodrigo Abreu
Preparação Corporal – Ticiano Lima de Souza
Beleza – Carlos Rosa
Making Off – João Bertholini
Design – Victor di Lorenzo
Figurino – Fernanda Silva (Coletivo Trans Sol ), Original Favela.
Finalização de cor – Pablo Ferreira.
Elenco veste: Alexandre Heberte, Estúdio Artii, Original Favela e Luz del Fuego.

Ficha Técnica Paradoxo:

Ajudante 3: Julia Barros
Guarda: Gustavo Ayres
Figurantes: Giovanna Colla, Murilo Amaral e Guilherme muchiutti

Filme LGBT • Homem Trans e Visibilidade // PRECISO DIZER QUE TE AMO - Setembro Amarelo