TBT – Relembre a palestra de Mariana Lima na SP Escola de Teatro em 2013

Publicado em: 05/05/2022 |

Foto: Acervo SP Escola de Teatro

Em 2013, a atriz Mariana Lima prestigiou a SP Escola de Teatro com sua presença.

A artista veio acompanhada da também atriz, produtora e tradutora, Erica Migon, para conversar com os estudantes do módulo verde sobre a peça Pterodáctilos, do dramaturgo norte-americano Nicky Silver.

Daniel Mazzarolo, ator brasileiro e parceiro da SP, estrela espetáculo em Nova York sobre a opressão das mulheres trabalhadoras no início do século XX

Na época, o espetáculo estava em cartaz e as artistas integravam o elenco junto com Marco Nanini, sob a direção de Felipe Hirsch, portanto, além da palestra também aconteceu uma leitura dramática exclusiva do texto assinado pelo autor. Pterodáctilos tematiza a desestruturação de uma família de classe média alta, cujo o patriarca, Arthur, é um executivo presidente de banco, e sua esposa Grace é uma dona de casa alcoólatra e consumista. Certo dia, ambos são surpreendidos pela volta do filho Todd e pelo casamento da caçula Ema com o namorado Tom. Nesse contexto, várias questões problemáticas e polêmicas vêm à tona, como o desemprego do pai, a gravidez de Ema, a doença de Todd e a misteriosa descoberta de uma ossada no subsolo da casa.

Cia. Palhaçaria promove ciclo de diálogos sobre protagonismo feminino e negro na comédia e no circo

Ao relembrar o processo criativo da peça, Mariana comentou que para construir sua personagem realizou muitas pesquisas, chegou a ir ao encontro de mulheres, que vivem atualmente em São Paulo, nos mesmos moldes no qual vivia sua personagem (Grace).

Além disso, as convidadas ressaltaram a importância da escolha da peça, que com seu tom divertido e bem-humorado aproveitou muito a interpretação de Marco Nanini. Os estudantes também receberam muitos conselhos e foi pontuado a importância de se atentar para quem são os seus colegas de trabalho e quais elementos são interessantes aproveitar nessa troca.

Ademais, Mariana pontuou que a escolha do repertório foi uma provocação, pois esse é um texto que leva o espectador a ser provocado, e que tal aspecto foi permanente durante todo o processo de pesquisa cênica. Na época, a obra de Nicky Silver estava norteando as ações artísticas e pedagógicas do módulo; os estudantes estavam se debruçando sobre a obra do artista e debatendo inúmeras peças suas a partir de leituras dramáticas, portanto, o encontro abriu um espaço enriquecedor de compartilhamento.

Leandro Vieira, estudante da SP, estreia na direção de movimento de Em Busca de Judith, novo espetáculo em cartaz no Itaú Cultural

Em um depoimento à comunicação da escola, Mariana comentou a alegria de poder contribuir com a palestra e elogiou o sistema pedagógico multidisciplinar da SP Escola de Teatro que, para atriz, é um destaque:

” Na realidade, eu fiquei super nervosa com o convite, não estou tão acostumada a falar do meu trabalho, à não ser quando dou alguma entrevista, e aqui a entrevista é com uma escola que eu admiro muito! Acho que o trabalho que a SP faz é único, não há em outro lugar no Brasil uma escola onde as disciplinas convivam dessa maneira.”

Mariana Lima

Mariana Lima é uma grande atriz brasileira, que se destacou por seus trabalhos no cinema, na TV e no teatro. Estreou profissionalmente em 1991, com o espetáculo Comala, depois disto fez dezenas peças teatrais, como A Primeira Vista, Livro de Jó, A Gaivota, Apocalipse 1,11, Dom Perlimplim e Belisa em Seu Jardim, Futebol, Tudo Sobre Mulheres, A Mulher Que Matou os Peixes e Outros Bichos, A Paixão Segundo G.H. Atuou pela primeira vez no cinema em 1995, no filme Sábado, de Ugo Giorgetti, depois integrou o elenco de diversos longas: Kenoma (1998), Lara (2003), Olga (2004), Árido Movie (2005), Bendito Fruto (2005), Rua dos Bobos (2009) e A Suprema Felicidade (2010) são alguns deles. A televisão é um dos ambientes onde mais se destaca, tendo feito parte do elenco de novelas como Rei do Gado (1996), Mulher (1998), Desejos de Mulher (2002), Cordel Encantado (2011), O Rebu (2014), Sete Vidas (2015), Assédio (2018) e Onde Está Meu Coração (2020)). Casada com Enrique Diaz, esteve recentemente na telinha na novela Um Lugar Ao Sol, como Ilana.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador