Cine Satyros Bijou exibe pérolas do cinema nacional na 1º Semana da Identidade Negra no Cinema Brasileiro

Publicado em: 15/02/2022 |

Na próxima quinta-feira, 17, terá início a 1ª Semana da Identidade Negra no Cinema Brasileiro, no Cine Satyros Bijou, Sala Patrícia Pillar, que fica localizado na praça Roosevelt. Serão exibidos curtas e longas de Viviane Ferreira, Jefferson De, André Novais Oliveira e Joel Zito Araújo. A celebração vai até o dia 20 de fevereiro (domingo) e a entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria 1 hora antes do início de cada sessão. É necessária a utilização da máscara e a apresentação do passaporte completo de vacinação.

Estrelas do teatro musical brasileiro, Bruno Narchi, Zuba Janaina e Thiago Machado se encantam pelas instalações da SP Escola de Teatro

Os filmes que abrem a celebração são os de Jeferson De, um dos expoentes do cinema brasileiro. Ainda na faculdade de cinema da USP ele iniciou um projeto pioneiro nomeado ‘Dogma Feijoada’, que tinha por objetivo fazer filmes nos quais tanto os atores e atrizes quanto a produção por trás das câmeras fosse composta predominantemente por pessoas negras. Foi diretor da série infantil Pedro e Bianca, vencedora do Emmy de melhor série no segundo International Emmy Kids, e de sucessos premiados como Distraída pra Morte (2001), Narciso Rap (2005), Bróder (2010); entre outros.

Sucesso! Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2021 da SP Escola de Teatro é vista por um público de 5 mil pessoas; confira!

A primeira obra do autor a ser exibida, às 20h, quinta-feira, em sessão única, é Carolina – 14′ (2003), filme premiado no Festival de Gramado. Zezé Motta protagoniza esse drama que narra a vida da consagrada escritora Carolina Maria de Jesus, artista que, semianalfabeta e moradora da periferia paulista, choca o público literário com a obra Quarto de Despejo.

Mais tarde a programação continua, dessa vez com o longa-metragem M8: Quando a Morte Socorre a Vida (2020), também dirigido por Jeferson, ele conta a história de Maurício, jovem que começa a estudar em uma universidade pública de medicina e em sua primeira aula conhece M8, cadáver que serviria de estudo para ele e seus colegas. A trama, protagonizada por Juan Paiva, o Ravi de um Lugar ao Sol, gira em torno do mistério da identidade por trás daquele corpo, o qual é desvendado conforme o protagonista confronta seus próprios conflitos internos. Após as exibições o público é convidado a participar de uma conversa do Projeto Cinema Falado, na qual serão discutidos o papel da identidade negra no cinema brasileiro atual.

SP Escola de Teatro celebra centenário da semana de 22 com importantes ações culturais

Para fechar a Semana serão exibidos dois filmes do diretor Joelzito Araújo, artista que é considerado um dos responsáveis pela implantação do cinema negro na ficção e em documentários, e fez filmes que em sua maioria debatem questões relacionadas ao racismo e a desigualdade entre negros e brancos. O público assiste às 21h00 o curta Vista a minha pele (2005), uma paródia que utiliza da ironia para tratar do racismo que ainda prevalece nas escolas brasileiras, através de uma inversão de papéis. É retratado um mundo onde os negros são a classe dominante e os brancos são escravizados, e a mídia só apresenta modelos negros como padrão de beleza. Logo em seguida o Satyros Bijou apresenta Filhas do Vento (2005), que trata do reencontro de duas irmãs após a morte do pai, o longa aborda pautas como o racismo e resquícios da escravidão na realidade da pequena cidade do interior de Minas Gerais, onde é ambientado.

Confira a programação completa da 1ª Semana da Identidade Negra no Cinema Brasileiro, no Cine Satyros Bijou, Sala Patrícia Pillar, no site dos Satyros (aqui).

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia