Leandro Vieira, estudante da SP, estreia na direção de movimento de Em Busca de Judith, novo espetáculo em cartaz no Itaú Cultural

Publicado em: 04/05/2022 |

Na próxima quinta-feira, 5, às 20h, Leandro Vieira, estudante de atuação da SP Escola de Teatro, convida todas, todes e todos para a estreia de Em Busca de Judith, mais novo espetáculo que fica em cartaz no Itaú Cultural até dia 15 de maio. A peça tematiza o silenciamento e apagamento feminino, abuso e saúde mental, ao resgatar a história real de Judith Alves Macedo, avó materna de Jéssica Barbosa, atriz que idealizou o projeto e assume a interpretação do papel principal. As sessões acontecem de quinta a sábado, sempre às 20h, e aos domingos, às 19h, os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site (link), além disso, a peça também fica disponível online no canal do Youtube do Itaú Cultural até 29 de maio.

Leandro Vieira, estudante da SP, estreia na direção em Em Busca de Judith, novo espetáculo em cartaz no Itaú Cultural

A narrativa recupera a história oculta da matriarca da família, Judith Alves, que foi internada em um hospital psiquiátrico compulsoriamente pelo próprio marido, aos 28 anos, e permaneceu lá até a sua morte, 13 anos depois. Segundo a artista, foi somente depois de seus 32 anos que descobriu o destino trágico da avó, até então acreditava que ela havia falecido em um acidente de carro. Leandro Vieira trabalha na direção de movimento e ajuda na assistência de direção e preparação da protagonista, e segundo o ator, é gratificante vivenciar o teatro por outra ótica que não a da atuação, experiência que é alavancada pelo modelo pedagógico dos cursos técnicos da SP, que sempre busca oferecer uma visão da geral arte teatral:

“Sinto que estou abrindo espaço para novas experiências, e poder me lançar e mostrar minha percepção enquanto movimento dos atores na cena, falar de outras narrativas, narrativas negras, é realmente urgente e necessário para os dias de hoje.”

Veja como foi a passagem de Patricio Ruiz, premiado dramaturgo argentino, pela SP Escola de Teatro

Em Busca de Judith é o primeiro solo criado e interpretado por Jéssica, que fez diversos trabalhos importantes, foi destaque no filme Besouro, e atuou em peças como Orfeu, de Aderbal Freire-Filho, e em novelas como Avenida Brasil e Fina Estampa. Para Leandro, integrar este projeto tem sido muito especial, não apenas pela magnitude e pela importância da temática tratada, mas também pelo acolhimento à sua multiplicidade como artista.

” Para mim é um prazer muito grande fazer parte de uma equipe tão querida, fazer teatro com amigues nos tempos de hoje é um privilégio. Eu tinha acabado de chegar do Rio de Janeiro, ainda estava entendendo como seria minha estadia aqui em São Paulo, quando as mesmas pessoas que me deram abrigo me impulsionaram para direcionar esse trabalho, e me deram coragem para assumir minha primeira direção de movimento.”

Em Busca de Judith: Saiba mais no @embuscadejudith

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024