Aprendizes em Foco: Mateus Monteiro

Publicado em: 05/07/2010 |

Por Mateus Monteiro, aprendiz do Curso de Dramaturgia

Sempre levei muito a sério a deliciosa e desafiadora tarefa de contar uma história. Há que se dar o devido respeito ao ofício de invadir o imaginário alheio com palavras e imagens capazes de emocionar, levar à reflexão, contestar e fazer sonhar. Com o passar dos anos, este prazer de fazer com que o público vibre na mesma frequência da música que toca na minha alma não parou de crescer.
Foi fatal! O teatro chegou de mansinho… Primeiro, através de um curso de formação de atores, há quase três anos, mostrando sua potência e adequação aos meus anseios. Ainda assim, eram as minhas histórias, meus projetos, que eu queria contar. Neste contexto, o ingresso no Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro selou o casamento das minhas paixões: o teatro e a escrita.
Desde o início das aulas, minha concepção sobre teatro e dramaturgia tem passado por um constante e profundo amadurecimento, fruto das sempre oportunas provocações e dos conteúdos consistentes transmitidos pelos formadores. Não canso de me considerar um grande privilegiado por poder, diariamente, beber em fontes riquíssimas de conhecimento e cultura.
Noto que a individualidade artística de cada aprendiz é sempre respeitada. Enquanto somos desafiados a escrever, em momento algum, percebe-se a imposição de determinado estilo, ou mesmo censura, sobre a abordagem que fazemos sobre os temas propostos. Nisto também mora a beleza do artista que forma outro artista.
A seleção curiosamente eclética dos aprendizes também foi fundamental para que as discussões em aula tomassem rumos interessantes, proporcionando uma troca constante de conhecimento entre os colegas, o que agrega sobremaneira para o aprendizado.
Pelo que tenho vivenciado, a SP Escola de Teatro se preocupa em oferecer o que há de melhor aos seus aprendizes de Dramaturgia, sendo este um Curso considerado pioneiro naquilo que propõe. Sou um aprendiz que acredito neste projeto, desfruto e sonho junto.
Saiba mais

Mateus Monteiro é aprendiz do Curso de Dramaturgia. Formado em Direito em 2005 pela Universidade Católica de Santos, estudou canto, piano clássico e popular. Forma-se nesse ano na Escola de Atores Wolf Maya, onde atuou como ator e dramaturgista em alguns projetos. Atualmente, está envolvido em um estudo sobre “Gota d’Água” e em um projeto de vídeo com textos de Tennessee Williams e Nelson Rodrigues.

Aprendizes em Foco | 14/ 03/ 2016

Aprendizes do Módulo Verde mostram personagens e conflitos em experimentos cênicos

Aprendizes em Foco | 13/ 02/ 2014

Aprendiz em Foco | Vanessa Medeiros