Aprendiz em Foco: Antonio Peredo

Publicado em: 21/09/2012 |

Fim de mais um dia de aula. Em vez de ir embora, o boliviano Antonio Peredo faz um caminho diferente: cruza a sala de cortinas negras do teatro, que fica no primeiro andar e sobe até a Sala Verde da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. “Eu estava acompanhando as aulas do curso de Direção”, conta, lentamente. “É a sua primeira estada no Brasil?”, pergunto. “Sim”, ele responde. “E o que está achando daqui?”, questiono. “São Paulo é muito grande”, sorri.

Peredo saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e desembarcou na capital paulista na semana passada. Junto com ele, os aprendizes Nádia Verdum e Éric Moura, do Curso de Atuação, voltaram para casa depois de dois meses na Escuela Nacional de Teatro de Santa Cruz de La Sierra. “Vi que os dois vão sentir saudades de todos lá. Eles fizeram muitos amigos. Além do aprendizado, as relações pessoais foram muito importantes”, revelou.

Ele é ator, diretor e professor de biodinâmica na escola boliviana. “E, quando me sobra tempo, escrevo alguns textos para teatro”, acrescentou Peredo. Sua vinda para o Brasil faz parte da parceria entre a Escuela Nacional de Teatro, criada e dirigida por Marcos Malavia, e a SP Escola de Teatro, que promove intercâmbios entre os alunos e professores das duas instituições. “Vou assistir às aulas de todos os cursos e acompanhar os núcleos. Também quero criar contato com os artistas daqui”, disse.

E o que impressionou mesmo o boliviano foi a efervescência de espetáculos em São Paulo. “Só aqui na Praça Roosevelt são apresentados mais espetáculos do que em Santa Cruz”, contou. “Talvez seja essa a maior dificuldade para as artes na Bolívia: a falta de incentivo de todos os lados. De toda forma, sei que ser um ator ou diretor não é fácil; existem dificuldades aqui, na Bolívia e em qualquer lugar. Mas acredito que um obstáculo traz mais criatividade e magia ao nosso trabalho”, arrematou Peredo, que fica no Brasil até 1º de novembro, quando finda o intercâmbio e ele embarcará de volta à Bolívia.

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 14/ 03/ 2016

Aprendizes do Módulo Verde mostram personagens e conflitos em experimentos cênicos

Aprendizes em Foco | 13/ 02/ 2014