ADAAP inaugura a E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual de 2023 com oito cursos gratuitos; inscreva-se!

Publicado em: 03/08/2023 | por: Guilherme Dearo

Audiovisual: ADAAP e SP Escola de Teatro inauguram o E.L.A. - Escola Livre de Audiovisual de 2023, com oito cursos.

Audiovisual: ADAAP e SP Escola de Teatro inauguram o E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual de 2023, com oito cursos. | Foto: Divulgação/pexels-cottonbro-studio

A ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), idealizadora, criadora e gestora da SP Escola de Teatro desde 2009, inaugura hoje (3) a edição de 2023 da E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual, onde oferecerá oito cursos gratuitos na área do audiovisual durante o segundo semestre deste ano.

Fazem parte do projeto oito cursos, entre presenciais em São Paulo e online: atuação, direção, figurino, roteiro, produção cultural/curatorial, produção, trilha sonora e assistência de direção. O projeto visa organizar atividades formativas e de produção no campo cinematográfico, ampliando o campo de atuação da Escola, voltada especialmente às artes do palco.

O projeto da ADAAP em execução é feito em parceria com a Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura. Da SP Escola de Teatro, Elen Londero, coordenadora de desenvolvimento institucional, Gustavo Ferreira, produtor cultural, e a equipe de Extensão Cultural e Projetos Especiais, coordenada por Miguel Arcanjo Prado, organizam o projeto.

Essa é a segunda edição da E.L.A. A primeira aconteceu em 2017, com ações experimentais feitas durante um intercâmbio internacional na Escola, resultando na produção de curtas-metragens.

Os cinco primeiros cursos já estão com inscrições abertas e se iniciam a partir de agosto:

> Direção para Audiovisual, com Julia Katharine

> Atuação para Audiovisual, com Christian Landi

> Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadorial, com Fabio Maleronka Ferron

> Roteiro para Audiovisual, com Vana Medeiros

> Figurino para Audiovisual, com Lena Santana

Durante o segundo semestre, a E.L.A. ainda abrirá inscrições para os cursos de trilha sonora, assistência de direção e produção para audiovisual.

“O mercado audiovisual ganha cada vez mais força com o avanço das novas tecnologias digitais e do consumo de arte via streaming. Portanto, estar preparado para as oportunidades que surgem é fundamental. A retomada das ações da E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual na SP Escola de Teatro é uma oportunidade rara a quem deseja se aprofundar nas técnicas do cinema, em oito cursos ofertados gratuitamente nesta ação promovida pela ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça). A iniciativa democratiza o acesso a conhecimentos específicos e diversifica o futuro do cinema brasileiro”, diz Miguel Arcanjo Prado.

E.L.A. - Escola Livre de Audiovisual de 2023: oito cursos gratuitos no segundo semestre.

E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual de 2023: oito cursos gratuitos no segundo semestre. | Foto: Comunicação/ADAAP

Atuação da ADAAP e da SP Escola de Teatro no audiovisual

Ao longo de mais de 13 anos de atuação, a associação e a Escola organizaram diversos projetos no campo audiovisual. Entre eles, estão:

Intercâmbio de estudantes (2018)
Entre janeiro e março de 2018, três estudantes da Universidade das Artes de Estocolmo fizeram intercâmbio na SP Escola de Teatro com vistas a estudar e produzir – em parceria com alunos da E.L.A. – um curta-metragem. Por sua vez, de abril a junho, por 12 semanas, cinco estudantes da Escola fizeram intercâmbio na universidade sueca, com a integralidade dos custos coberta pelo Programa Linnaeus-Palme. Durante os intercâmbios supracitados, foram produzidos os filmes: “Polaris”, “Bloom” e “No concreto nascem flores”.

Intercâmbio de estudantes (2019)
Em novembro de 2019, dez estudantes de mestrado da Universidade das Artes de Estocolmo vieram para intercâmbio na SP Escola de Teatro, em projeto sob a curadoria de Ulrika Malmgren, com objetivo de produzir experimentos audiovisuais com uso de novas tecnologias (drones, máscaras de realidade virtual), obras que foram exibidas no festival Satyrianas, que faz parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo e conta com parceria da SP Escola de Teatro.

Mostra Nicole Puzzi – Possuída pelo Prazer (2018)
Com entrada gratuita, o evento realizado em outubro de 2018 na Cinemateca Brasileira exibiu os mais importantes filmes na carreira da atriz. A curadoria foi realizada por Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles. A Mostra foi uma parceria entre ADAAP, SP Escola de Teatro, E.L.A., Cinemateca Brasileira e Canal Brasil.

Quarentena Festival (2020)
Em abril de 2020, no início da pandemia de coronavírus, a SP Escola de Teatro foi uma das primeiras instituições no mundo a organizar um grande festival com extensa programação audiovisual: exibição de filmes, peças online ao vivo ou gravadas e shows musicais.

Cursos de Extensão Cultural na área do audiovisual
Ao longo dos anos, a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro ofereceu diversos cursos na área, como: “Introdução à escrita ficcional” (2021), com Marcio Aquiles; “Identidade visual: Moda, figurino e styling em criações digitais” (2021), com Renata Bonvino; “Dramaturgia infantil para teatro, cinema, televisão, circo, dança, literatura” (2020), com Flavio de Souza; “Cenografia digital: Videomapping e recursos audiovisuais” (2019), com Ivan Soares; “Cinema de ator – quando o cinema interage com o teatro” (2019), com Joel Pizzini; “Interpretação para Cinema” (2017), com Marçal Henrique da Costa; “Dramaturgia para TV” (2015), com Mario Viana; “Dramaturgia Audiovisual: Ficção e Documentário” (2012), com Rubens Rewald; e “Dramaturgia e Teledramaturgia: Drama e Realidade” (2012), com Aimar Labaki.

+ SP Escola de Teatro entrevista Helena Ignez, conselheira da ADAAP

+ Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção, participa de conferência internacional de teatro em Acra

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024